Programada para iniciar a temporada no próximo dia 19 de junho, a NPB (Nippon Professional Baseball), liga japonesa de beisebol, sofreu um revés com dois jogadores testando positivo para Covid-19. Contudo, isso não deve mudar os planos.
Segundo o “The Mainichi”, o shortstop Hayato Sakamoto e o catcher Takumi Oshiro, ambos do Yomiuri Giants testaram positivo para o novo coronavírus. Nem Sakamoto nem Oshiro apresentaram sintomas, mas foram hospitalizados para que possam ser observados.
Contudo, a liga japonesa de beisebol não enxerga com preocupação o ocorrido. Atsushi Ihara, secretário geral do NPB, disse: “Nessas circunstâncias, não acho que isso tenha algum efeito sobre nós”.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Baixo risco
O epidemiologista Mitsuo Kaku, que aconselhou a NPB e a J-League, liga de futebol profissional, sobre como lidar com a ameaça do coronavírus, disse que os dois jogadores dos Giants provavelmente não representam um risco de infecção.
+ Bases higienizadas e mínimo contato entre os jogadores
“Os dois jogadores já se recuperaram da Covid-19, aparentemente, a infecção ocorreu há algum tempo”, disse Kaku. “Por esse motivo, parece que não há um alto risco de eles exporem outras pessoas ao seu redor”, concluiu o epidemiologista.
A fim de limitar a disseminação do novo coronavírus, os Giants cancelaram o jogo amistoso contra os Lions, que seria realizado nesta quarta-feira (3). A equipe também se organizou para que todos da equipe que entraram em contato com Sakamoto e Oshiro realizem testes.