Aproveitando o fim do estado de emergência no país, a Liga Japonesa de beisebol (Nippon Prefessional Baseball), após três meses paralisada por causa da pandemia, anunciou a data de abertura da temporada: dia 19 de junho. Contudo, os jogos serão com portões fechados, sem público presente.
O anúncio foi feito na última segunda-feira (26) após o estado de emergência cair nas prefeituras de Tóquio e Hokkaido, permitindo a realização dos jogos. Sendo assim, a Liga Japonesa de beisebol será a primeira entidade profissional a iniciar a sua temporada no Japão.
Como será
Ainda sem revelar até quando, o beisebol no Japão não terá público neste início. Os times poderão começar a treinar a partir do dia 2 de junho. Como as equipes ficaram muito tempo paradas por causa da pandemia, a Liga Japonesa de beisebol fará amistosos entre os times de 2 a 14 de junho. A temporada regular terá 120 jogos ao invés dos tradicionais 143.
+ Prejuízo sem torcida e diversos entraves pairam sobre a MLB
A entidade profissional de beisebol no Japão consultou as ligas da Coreia do Sul e Taiwan, que já começaram a suas respectivas temporadas.
Embasamento para o início
Para que uma liga profissional do tamanho e importância da Nippon Prefessional Baseball inicie sua temporada, foi preciso que o Japão controlasse a pandemia.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
No total, o Japão soma 16.581 casos de coronavírus e 830 mortes, mas os novos casos caem a cada dia. Para justificar suspensão do estado de emergência em todo o país, o primeiro-ministro Shinzo Abe apresentou os números em queda de infecções e internações de pacientes. O índice de mortes por cada 100 mil habitantes está abaixo de 0.5. E o Japão, hoje, tem menos de 3 mil casos ativos da Covid-19.