A temporada do beisebol nos Estados Unidos já teria concluído o seu primeiro mês no dia de hoje se a pandemia do novo coronavírus não tivesse devastado o mundo. Há, porém, otimismo para que a Major League Baseball (MLB) iniciar a temporada em breve, desde que resolva questões que impedem a conclusão do plano de ação até aqui.
Não há ainda uma data nem um local para ocorrer, entretanto. Em uma carta enviada na semanada passada, o comissário da MLB Rob Manfred afirmou que “embora antecipe que haverá temporada nesse ano, é difícil prever uma data”.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK
Mas, de acordo com o jornalista da ESPN americana Jeff Passan, insider (termo utilizado no jornalismo esportivo dos Estados Unidos para jornalistas que trazem informações privilegiadas de dentro das organizações) da MLB, a liga deve retornar ainda no mês de julho.
A ideia é ter um plano de ação pré-estabelecido até o dia 31 de maio, data em que o contrato de 170 milhões de dólares (cerca de 950 milhões de reais) garantidos pela liga à associação dos jogadores termina. A mesma data marca o fim dos pagamentos dos times aos seus funcionários, o que pode gerar um grande número de demissões.
O plano de ação
Os jogos seriam disputados em local único. O governador do estado do Arizona Doug Ducey se mostrou aberto a ideia de receber os 30 times, ainda que haja problemas de logística para isso. A ideia é que a temporada ocorra somente na cidade de Phoenix, com todas as equipes em quarentena, saindo dos hotéis apenas para ir aos estádios, sem a presença do público.
Isso precisaria ser aprovado pelo sindicato dos jogadores. Muitos deles concordam com a ideia, mas alguns ainda possuem restrições.
Uma outra ideia é abrigar um certo número de times em determinadas cidades pré-estabelecidas. Segundo a CBS Sports, Dallas e Tampa estão bem cotadas entre a MLB, além da já mencionada Phoenix.
Testes de coronavírus
Uma questão que vem atravancando a conclusão do plano para iniciar a temporada é se haverá testes de coronavírus suficientes para os jogadores, técnicos, árbitros e todos envolvidos nas partidas, algo que já deveria ter sido resolvido pela MLB em abril e que não ocorreu.
Há uma preocupação com o fato de que ao adquirir grandes quantidades de testes, a liga pode estar tirando-os dos hospitais na linha de frente de combate ao coronavírus. A solução para isso seria doar cinco testes para cada um adquirido pela MLB.
Ainda segundo Passan, assim que o plano de ação para iniciar a temporada estiver pronto até o fim de maio ou início de junho, os passos seguintes consistem em:
- Fazer um acordo com o sindicato dos jogadores
- Conceder uma semana para que os atletas cheguem para os treinamentos do spring training (nome dado à pré-temporada da MLB), que terá três semanas de duração
- Começar a temporada em julho
- Disputar entre 80 e 100 jogos (Em circunstâncias normais, a temporada tem 162 partidas) de julho até outubro
- Começar os playoffs em novembro, em um local com temperaturas quentes (em novembro começa o inverno nos Estados Unidos)
Representante único
Das 30 equipes que compõe a MLB, apenas uma conta com brasileiro. O Washington Nationals, franquia da capital nort-americana, tem em seu elenco o recebedor (catcher) Yan Gomes.
Único brasileiro que participou da pré-temporada 2020 da MLB, Yan Gomes tem grandes chances de seguir jogando. Afinal, o recebedor teve um papel importante no título da World Series conquistada pelos Nationals em 2019 e teve seu contrato renovado no fim de 2019.