Quatro jogos abriram neste sábado a temporada 2018/2019 do NBB. Flamengo, Vasco, Pinheiros e Bauru se deram bem no primeiro dia da competição e começaram com vitória. Com 29 pontos, o vascaíno Okorie foi o cestinha do dia de estreia, enquanto seu companheiro, Gemerson, o flamenguista Anderson Varejão e Arthur Pecos, de Mogi, brilharam com 11 rebotes. O jogador da equipe da Grande São Paulo foi destaque também nas assistências com nove passes que terminaram em pontos para sua equipe.
Basquete Cearense 54 x 73 Flamengo
O Flamengo mostrou a força de seu elenco logo na rodada de abertura do NBB 2018/2019. Mesmo na Arena CFO, em Fortaleza, o time rubro-negro se impôs e venceu o Basquete Cearense, por 73 a 54, em duelo realizado neste sábado (13/10).
Eleito o melhor jogador do NBB na última temporada, o ala Marquinhos comandou a vitória do Flamengo e foi o cestinha do jogo, com 21 pontos. Três vezes MVP da competição, o camisa 11 ainda teve quatro rebotes e duas assistências e foi o jogador mais eficiente da partida (19).
Além de Marquinhos, outros oito jogadores do Flamengo pontuaram na partida, com destaque para Jhonatan, que marcou 15, e Anderson Varejão, autor de um duplo-duplo de 12.
“É muito bom estrear com vitória. A gente sabe que eles viriam com uma defesa dura e viemos preparados. Acho que entramos muito focados e sabendo o que tínhamos que fazer em todos os momentos. Defensivamente jogamos bem firme e forte e isso nos ajudou muito durante o jogo”, disse o pivô rubro-negro.
Paulistano 75 x 85 Mogi das Cruzes
Em duelo de altíssimo nível e decidido somente nos segundos finais, o Mogi das Cruzes/Helbor levou a melhor na reedição da última final contra o Paulistano/Corpore, neste sábado, no Ginásio Antonio Prado Jr, por 85 a 75, e abriu a 11ª edição do maior campeonato do país com um resultado para lá de expressivo.
O destaque ficou por conta do ala Shamell, autor de 21 pontos, seis rebotes, cinco assistências e quatro roubos de bola (25 de eficiência), além da bola de 3 da vitória. O pivô JP Batista registrou 16 pontos, mesma marca de Gui Deodato, que anotou 11 deles no último quarto. Gruber, com 15 pontos, também se sobressaiu, mas o mais interessante ficou por conta de Arthur Pecos, que por pouco não guardou um triplo-duplo: 13 pontos, 11 rebotes e nove assistências.
“Foi uma vitória na base da superação. Os meninos que entraram poucos minutos fizeram a função deles, jogadores experientes chamando a responsabilidade, como Shamell, JP e Gui (Deodato). O Gruber foi muito bem, Pecos ficou a uma assistência do triplo-duplo… Então todo mundo de um pouco a mais. Durante a partida ainda tivemos problemas com faltas, como com o Gruber no início do jogo. Aí tive que tirar ele e colocar o Shamell como ‘4’, é como se fosse tirar um centroavante e colocar de goleiro. Mas fomos levando, soubemos ganhar na hora certa contra um adversário fortíssimo, na casa deles, e com uma diferença de dez pontos, o que pode fazer a diferença”, declarou o técnico do Mogi, Guerrinha.
Pinheiros 92 x Bauru 81
O começo do EC Pinheiros no NBB CAIXA 2018/2019 foi insano. Com grande atuação no primeiro quarto, o time da capital paulista venceu o Sendi/Bauru Basket, por 92 a 81, em duelo realizado neste sábado, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP).
Quatro jogadores comandaram a vitória do Pinheiros. Com 20 pontos, o norte-americano Kenny Dawkins foi o cestinha da equipe, seguido por seu compatriota Bennett, que marcou 18. Já o pivô Renato e o ala Isaac contribuíram com 17 e 14 pontos, respectivamente.
Do lado bauruense, o grande destaque ficou por conta de Lucas Mariano, cestinha do jogo, com 28 pontos. Para construir sua alta pontuação, o pivô teve ótimo aproveitamento nas bolas de 2 (8/12).
Brasília 76 x 77 Vasco
Foi com emoção até o fim. Na primeira rodada do NBB 18/19, neste sábado, o Vasco da Gama enfrentou o Universo/Caixa/Brasília, no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), e contou com uma atuação para lá de inspirada de Nick Okorie para vencer por 77 a 76 e estrear na competição com uma grande vitória fora de casa.
Nick Okorie foi o cestinha do jogo, com 29 pontos, e ainda foi o responsável pela cesta que deu a vitória ao Vasco. O ala/armador igualou seu recorde pessoal de pontos no NBB – mesma marca que atingiu pelo Vitória contra o Minas na temporada passada – e ainda contribuiu com cinco rebotes e três assistências para totalizar 30 de eficiência.
Ainda pelo Vasco, outros dois atletas tiveram belas atuações individuais. O ala/pivô Gemerson conseguiu um duplo-duplo de 15 pontos e 11 rebotes, com 20 de eficiência. Já o ala Duda Machado contribuiu com a vitória vascaína ao anotar 12 pontos e distribuir seis assistências.
Pelo Brasília, o destaque ficou por conta da trinca de estrangeiros estreantes no NBB, responsável por 54 dos 76 pontos do time (70%). O ala norte-americano Zach Graham foi o cestinha da equipe com 25 pontos, além de quatro assistências. Já os pivôs Windi Graterol (venezuelano) Ricky Sánchez (porto-riquenho) contribuíram com 17 e 12 pontos, respectivamente.