A Fiba (Federação Internacional de basquete) anunciou nesta quarta-feira mudanças no formato da Copa América, que passa a se chamar Americup 2017 e será disputada em três sedes diferentes, Argentina, Colômbia e Uruguai entre 25 de agosto e 3 de setembro. O Brasil, que estaria classificado para a disputa por ter ficado entre os cinco primeiros do Sul-Americano, foi deixado de fora da disputa porque a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) continua suspensa.
“O Campeonato Sul-Americano classificou cinco time para a Fiba AmeriCup 2017, incluindo o Brasil, cuja confederação nacional está atualmente suspensa. A decisão sobre o quinto representante da América do Sul será tomada pela direção da Fifa e anunciada em breve”, explica o site oficial da entidade.
Além do quinto represente sul-americano ainda a ser definido, vão participar da AmeriCup 2017 Argentina, Canadá, Colômbia, República Dominicana, México, Panamá, Porto Rico, Uruguai, Estados Unidos, Venezuela e Ilhas Virgens.
A AmeriCup 2017 será aberta com uma fase de grupos com três chaves com quatro seleções cada, que serão disputados em Medellín, na Colômbia, em Bahía Blanca, na Argentina, e em Montevidéu, no Uruguai. O melhor time de cada grupo avança para fase final. A Argentina, como organizadora da competição, já está garantida na semifinal, que será disputada em Córdoba assim como a final.
O sorteio da AmeriCup 2017 está marcado para acontecer no próximo dia 20 em Buenos Aires e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Fiba no YouTube. O calendário será o seguinte:
Group A: Medellín, Colômbia – 25 a 27 de agosto
Group B: Bahía Blanca, Argentina – 27 a 29 de agosto
Group C: Montevidéu, Uruguay – 28 a 30 de agosto
Semifinal and Final: Córdoba, Argentina – 2 e 3 de setembro