Após a vitória do EC Pinheiros fora de casa na noite anterior na abertura dos playoffs do NBB 2016/2017, o duelo Macaé x Bauru também terminou com vitória do time visitante. O Gocil/Bauru Basket foi até o litoral norte fluminense, bateu o Macaé Basquete, por 80 a 70, nesta quarta-feira (05/04), e agora volta para dois jogos dentro de casa com 1 a 0 na série oitavas de final.
Na hora H! Em confronto muito equilibrado, as duas equipes chegaram para o último quarto coladas no placar. Após início pouco inspirado, com apenas dois pontos em quase quatro minutos, o Bauru passou a converter seus chutes e mudou a partida. Com o jogo empatado em 67 a 67 a três minutos do fim, os bauruenses se estabeleceram na defesa, forçaram erros do Macaé e tiveram precisão no ataque, para abrir vantagem e vencer com dois dígitos de diferença.
E agora? A série entre Bauru e Macaé vai agora para o interior paulista, onde ocorrerão os Jogos 2 e 3, no próximo sábado (08/04), às 14 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo da Band, e na segunda-feira (10/04), às 20h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV. Os bauruenses buscam fechar o confronto ao lado de sua torcida, enquanto os macaenses querem levar a série de volta ao litoral norte fluminense.
Clutch é pouco: Consistente ao longo de todo o jogo, Jefferson foi ainda melhor no último quarto. Com a mão calibrada, o ala/pivô anotou 11 dos 25 pontos bauruenses na parcial e foi decisivo na vitória. Ao fim da partida, o camisa 11 deixou a quadra com 23 tentos, nove rebotes e 26 de eficiência (melhor do confronto no quesito).
Fala aí: “A gente sabia da dificuldade desta partida. O time deles vem em uma crescente, fazendo um belo campeonato, então viemos concentrados. Conseguimos abrir uma vantagem na reta final de um jogo muito disputado. Tivemos dificuldades para marcar o Kendall, um jogador muito agressivo, mas o time está de parabéns pela conduta, concentração ao longo de todo jogo e agora temos dois jogos dentro de casa para fazer valer o mando de quadra”, disse o ala/pivô Jefferson, autor de 23 pontos para o Bauru no Jogo 1.
Com a mão quente: Quem também esteve em uma noite muito inspirada foi Léo Meindl. Com apenas um arremesso de quadra errado e 75,0% de aproveitamento, o ala bauruense anotou 18 pontos e ainda pegou cinco rebotes, em quase 37 minutos de atuação.
Deixa com o Brabo! Outra peça fundamental na vitória do Bauru, Alex Garcia passou perto de um triplo-duplo nesta noite. Em mais de 36 minutos dentro de quadra, o ala bauruense marcou 17 pontos, pegou 11 rebotes e distribuiu sete assistências, chegando ao seu terceiro duplo-duplo na temporada.
Baixinho gigante: Mesmo com alguns erros nos minutos finais, Kendall Anthony teve mais uma atuação muito boa. Cestinha da partida, o armador ditou o ritmo do ataque macaense, deixando o jogo com 24 pontos (10ª partida consecutiva com 20 ou mais pontos), cinco rebotes e três assistências.
Fala aí: “Nós perdemos algumas posses de bola no final do jogo. Temos que cuidar melhor da bola, a começar por mim e precisamos melhorar na parte final das partidas”, declarou Kendall Anthony, do Macaé, cestinha do Jogo 1 com 24 pontos.
Faltou pouco: Em mais uma boa atuação na grande fase vivida, o Macaé disputou a partida ponto a ponto com o Bauru e ficou perto da vitória. Destaque para as atuações dos titulares Lupa, dono de 13 pontos e três rebotes, e Schneider, responsável por oito pontos, seis sobras e quatro assistências, e de Rafa Moreira, que veio do banco de reservas e contribuiu com nove pontos.
Confira o calendário da série entre Gocil/Bauru Basket (5º) e Macaé Basquete (12º):
Jogo 1 – Macaé Basquete 70 x 80 Gocil/Bauru Basket
Jogo 2 – 08/04 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo na Band
Jogo 3 – 10/04 (segunda), às 20h15, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ)
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP)