O basquete brasileiro vive um momento histórico. Na manhã desta segunda-feira (01/10), no evento de lançamento do NBB 2018/2019 realizado no Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP), foi anunciado que a 11ª edição da competição terá nada menos que seis plataformas de transmissões ao vivo, algo jamais visto na história da modalidade no país.
Pelo terceiro ano seguido, a Band será a casa do NBB na TV aberta. A emissora seguirá transmitindo jogos aos sábados às 14 horas. Neste ano, o acordo com a emissora teve mais um ganho e o canal de TV fechado Bandsports também exibirá partidas ao vivo, nas noites de quinta-feira.
“Para nós do Bandsports é uma honra fazer parte dessa família. Nas últimas temporadas criamos programas de basquete, produzimos diversos conteúdo do NBB e agora podemos dizer que quinta-feira é o nosso dia. O grupo Bandeirantes está há três temporadas com o NBB e a audiência é muito interessante. A Band é o único canal de TV aberta que transmite o basquete e um produto como esse merecia ter mais espaço na mídia. Estamos muito felizes por fazer parte disso e esperamos que o basquete marque seu lugar nas quintas-feiras no nosso canal. Vamos abraçar o basquete na programação, nos jornais e programas em geral, então posso dizer que estamos muito honrados em fazer parte disso”, declarou Denis Gavazzi, diretor de esportes do Bandsports.
Ainda na TV fechada, o NBB terá mais dois novos parceiros de mídia. Dono de larga tradição na modalidade da bola laranja, os canais ESPN serão responsáveis pelas transmissões do campeonato às terças-feiras. O acordo é válido por dois anos.
“A ESPN sempre foi sinônimo de basquete no Brasil. Nossa equipe respira a modalidade o tempo todo. É uma oportunidade maravilhosa para ajudarmos ainda mais no crescimento do NBB, aproveitando muito do que a NBA nos ensina, e atender nosso fã de esporte que há muito tempo pedia a ESPN novamente nas competições nacionais. Pois chegou a hora. E nossa equipe está muito ansiosa para fazer transmissões inesquecíveis. Como diria o Rômulo Mendonça, ‘Aqui sim, queridinha’”, declarou João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção dos canais ESPN.
Já as noites de sexta-feira serão ocupadas pela Fox Sports, que recentemente se tornou casa de grandes competições esportivas. Agora, o canal viverá sua primeira experiência com o basquete nacional, também com um contrato válido por duas temporadas.
Grande sucesso entre os fãs, as transmissões pela internet seguirão nesta temporada. Parceiro do NBB há três anos, o Facebook continuará com partidas exclusivas, às segundas-feiras.
“A expectativa é a melhor possível. Queremos manter essa experiência social e interativa que proporcionamos aos fãs, agora com ainda mais engajamento. Vamos para o terceiro ano dessa parceria, mas este certamente será o mais sólido. Essa parceria nos ensinou muito como plataforma, pois esse projeto vai além dos jogos. Teremos uma quantidade enorme de conteúdo, como programetes no IGTV e stories (Instagram), melhores momentos, entrevistas, tudo. Estamos passando realmente uma experiência ao fã de basquete, fazendo com que ele acompanhe realmente tudo que envolve o NBB ao longo da temporada”, disse Felipe Kozlowski, líder de parcerias de esportes do Facebook no Brasil.
Novidade da última temporada, o Twitter também renovou seu contrato de parceria com a LNB e terá jogos ao vivo às quartas-feiras.
“Nossa parceria começou no ano passado, mas o NBB já está no Facebook há muito tempo. O Twitter é aberto a todas as conversas e o NBB já estava nelas. Em todos os dias de transmissão do NBB em qualquer plataforma, esses jogos eram Trending Topic no Twitter. Então estamos com uma expectativa muito grande para essa temporada. Sabemos que quarta-feira é conhecida como dia do futebol, mas agora será conhecido como dia do basquete no Twitter, quem sabe falando até mais do que o futebol. Quando tinham transmissões da NBA às quartas-feiras os números eram enormes, então acreditamos que o NBB também alcançará ótimos números e termos um grande sucesso nessa temporada”, falou Pitter Rodriguez, líder de parcerias de esportes do Twitter para América Latina.
E quer saber o resultado de tudo isso? NBB ao vivo em seis dos sete dias da semana. Isso mesmo. Será Facebook às segundas-feiras, ESPN nas terças-feiras, Twitter nas quartas, Bandsports nas quintas, Fox Sports nas sextas-feiras e Band aos sábados – um aumento imenso de exposição em relação aos anos anteriores.
“O NBB oferecerá algo inédito para o fã do esporte. Essa multiplataforma se destaca pela descentralização do conteúdo e pelo ineditismo em sua variada forma de distribuição. A LNB mais uma vez se posiciona de forma pioneira no mercado democratizando o basquete para a população brasileira e internacional”, disse o presidente da LNB, João Fernando Rossi.
Atletas exaltam exposição histórica
Não é só para o fã de basquete que as seis plataformas de transmissões do NBB serão benéficas. Para os atletas, o momento também é especial, já que eles terão uma exposição jamais vista no cenário do basquete nacional.
Depois dos anúncios das emissoras, o palco do evento de lançamento do NBB ganhou a presença de cinco atletas: Alex Garcia (Sendi/Bauru Basket), Rafael Hettsheimeir (Sesi Franca Basquete), Yago Mateus (Paulistano/Corpore), JP Batista (Mogi das Cruzes/Helbor) e Ricardo Fischer (Corinthians), que exaltaram a maior exposição da história da modalidade no país.
Quatro vezes campeão do NBB CAIA, o ala Alex Garcia, de 38 anos, esteve presente em todas as edições da competição, por isso, pode falar com propriedade sobre o novo momento que o campeonato está vivendo. O ala do Bauru comemorou a multiplataforma que o NBB se tornou.
“É um momento muito especial e temos que nos orgulhar. Lá no início do NBB tínhamos só uma transmissão e já achávamos bom, agora teremos quase a semana inteira. Isso tudo mostra a credibilidade que o NBB e o basquete ganharam no Brasil. Somos reconhecidos na rua em vários lugares, mas ainda assim tem muita gente que não tem acesso ao basquete. Agora, com todas essas plataformas, todo mundo terá acesso, consumir o NBB e os atletas, isso é muito especial”, disse Alex Garcia.
Como bem disse Alex, muita gente não tinha acesso ao basquete. Agora, com o aumento significativo no número de plataformas de transmissão, o NBB chegará a lugares que não conseguia chegar, como bem disse o pivô Hettsheimeir, do Sesi Franca, citando sua cidade natal, Araçatuba (SP), do interior do Estado.
“Será muito legal ter o NBB em seis plataformas diferentes, minha família em Araçatuba vai ficar muito feliz (risos). As mídias sociais também ganharão bastante conteúdo, mas seis canais passando basquete quase todos os dias é muito bom. Cheguei no NBB em 2014 e venho notando uma evolução enorme e espero que o NBB siga crescendo cada vez mais em todos os aspectos”, declarou Hettshemeir.
Outro atleta experiente também exaltou o momento que o basquete brasileiro vive: JP Batista, de 37 anos, pivô do Mogi das Cruzes/Helbor. O jogador, que passou mais de uma década no basquete europeu, sendo sete deles na França, afirmou que a multiplataforma pode ser ainda mais benéfica para os atletas mais jovens.
“Nunca imaginei que o basquete brasileiro atingiria esse patamar. É um feito de uma magnitude imensa. Você ter basquete na TV praticamente todos os dias é gigante. O esporte precisa da mídia para alcançar os torcedores e por isso a LNB e as emissoras estão de parabéns. Isso será muito importante para todos os atletas, principalmente os mais novos, que terão uma nova ferramenta para ganhar visibilidade”, comentou JP.
Já que JP Batista tocou no assunto juventude, ninguém melhor que Yago Mateus, de 19 anos, pode falar sobre o tema. Consumidor assíduo das redes sociais, o baixinho do Paulistano/Corpore destacou o ganho significativo de conteúdo que as mídias sociais terão com o aumento de plataformas de transmissão.
“Gosto muito de estar nas mídias sociais e esse aumento nas plataformas vai gerar ainda mais conteúdo. Esse é mais um jeito de divulgar seu trabalho para as pessoas e o NBB está fazendo isso de uma forma muito boa, expandindo para o mundo inteiro, assim todos estarão conhecendo o NBB. Sou de uma nova geração, não acompanhava tanto o NBB no começo, mas agora deu para sentir como tudo isso está crescendo. Estou feliz por vivenciar essa nova fase do NBB, o crescimento é enorme e é nítido que será ainda maior”, comemorou Yago.
Não há como negar que nada disso seria possível se não fosse o crescimento imenso que o NBB teve como produto, muito por conta dos aspectos de marketing, comunicação e experiência aos fãs. Foi exatamente esse o ponto destacado por Ricardo Fischer, armador do Corinthians.
“O NBB só chegou nesse ponto porque começou a enxergar o basquete como business. Antes muitos só enxergavam o basquete dentro da quadra, treinos, jogos, mas isso tem que ser visto como negócio mesmo. Além disso, o NBB foi criando uma credibilidade muito grande ano a ano, e o resultado está aí. Teremos basquete a semana inteira, só domingo de folga, com Fox, ESPN, Band, Bandsports, Face e Twitter. Se fossemos pensar a dez anos atrás, não tínhamos as mídias sociais que temos, atingindo a quantidade de fãs que atingimos. Todo mundo sai ganhando com isso, tanto atletas, os fãs e o basquete brasileiro em geral”, finalizou Ricardo Fischer.
O NBB vem aí
O evento desta segunda-feira serviu também para lançar oficialmente a nova temporada do NBB , que começará no dia 13 de outubro, com uma rodada dupla de transmissões da Band, algo inédito desde o início da parceria.
As partidas transmitidas pela Band na rodada de abertura serão Paulistano/Corpore e Mogi das Cruzes/Helbor, às 13h35, e Universo/Brasília e Vasco da Gama, às 15h25. O primeiro duelo, que reeditará a decisão do último NBB , também passará ao vivo na ESPN.
O NBB 2018/2019 contará com a participação de 14 equipes: Basquete Cearense, Sendi/Bauru Basket, Botafogo, Universo/Brasília, Corinthians, Flamengo, Sesi Franca Basquete, Joinville/AABJ, Minas Tênis Clube, Mogi das Cruzes/Helbor, Paulistano/Corpore, EC Pinheiros, São José Basketball e Vasco da Gama.
Assim como nas dez últimas edições, os 12 primeiros colocados na fase de classificação avançarão aos playoffs. No entanto, o sistema de disputa do mata-mata sofreu uma pequena alteração: desta vez, as oitavas de final serão disputadas em uma melhor de três, com os Jogos 2 e 3 disputados na casa da equipe de melhor campanha.
A partir das quartas de final será retomado o modelo das temporadas anteriores, com séries em melhor de cinco, com os Jogos 2, 3 e 5 realizados na casa da equipe mais bem classificada na primeira fase – assim como na semifinal e final.