O Flamengo colocou mais uma vitória na conta nesta quarta-feira (22/03). No Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, o time rubro-negro superou o Solar Cearense, pelo placar de 94 a 81, e se manteve isolado na liderança do NBB.
Agora com 19 triunfos em 25 jogos disputados, o Flamengo segue isolado na liderança, com uma vitória a mais do que Mogi das Cruzes/Helbor e UniCEUB/BRBCARD/Brasília. Os rubro-negros ainda farão mais três jogos pela fase de classificação, sendo o último deles um confronto direto com o time da capital federal.
Cinco jogadores atingiram dígitos duplos na pontuação pela equipe vencedora. Marquinhos foi o cestinha rubro-negro com 17 pontos, seguido por Rollins e Marcelinho Machado, que marcaram 16 pontos cada. Já Ricardo Fischer e Ronald Ramon deixaram a quadra com 13 e dez pontos, respectivamente.
Com a vitória, o Flamengo devolveu a derrota sofrida para o Basquete Cearense no primeiro turno. Naquela ocasião, mesmo bastante desfalcado, o time nordestino venceu os cariocas, em pleno Ginásio do Tijuca, na prorrogação, por 94 a 88.
O Basquete Cearense começou a melhor partida e teve a liderança por boa parte do primeiro quarto (16 a 13). Só que o Flamengo conseguiu virar o jogo ainda na primeira parcial. Mais efetivo no minuto final, os visitantes assumiram a ponta do placar após bola de três de Marquinhos e fechar o período com 21 a 18 de frente.
Com a liderança nas mãos, o time rubro-negro deslanchou e dominou completamente o jogo nos três períodos seguintes. Após vitória parcial por 26 a 12 no segundo quarto, os visitantes chegaram ao intervalo com 17 pontos de vantagem (47 a 30). No segundo tempo, a equipe seguiu no controle do jogo e confirmou o triunfo com tranquilidade.
Duda Machado foi o cestinha do Basquete Cearense, com 17 pontos, e ainda contribuiu com seis rebotes e cinco assistências. Outros destaques da equipe ficaram por conta do ala/pivô Marcus Toledo, que registrou um duplo-duplo de 11 pontos e dez rebotes, e do armador Davi, responsável por 13 pontos.
Na briga pela liderança, o Flamengo está muito perto de garantir um lugar no G-4 . Com apenas seis derrotas, a equipe comandada pelo técnico José Neto precisa de mais uma vitória para cravar a classificação direta às quartas de final do maior campeonato de basquete do país.
As duas equipes voltarão à quadra nesta sexta-feira. O Flamengo segue no Nordeste e irá até Salvador para enfrentar o Universo/Vitória. Já o Basquete Cearense atuará mais uma vez como mandante e receberá o Macaé Basquete.
VITÓRIA X MACAÉ
O Macaé Basquete conquistou um grande resultado positivo como visitante e ganhou força na briga por um lugar nos playoffs do NBB. Na noite desta quarta-feira (22/03), a equipe do litoral norte-fluminense derrotou o Universo/Vitória, pelo placar de 90 a 84, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador.
Após o triunfo em solo baiano, Macaé encostou no Minas Tênis Clube, dono da 12ª colocação, e colocou fogo na briga pela última vaga nos playoffs – os mineiros têm sete resultados positivos, contra seis dos macaenses. Além disso, ainda abriu uma vitória de frente sobre a lanterna Liga Sorocabana.
Com três jogos por fazer na fase de classificação, sendo o último deles contra o Minas em casa, a equipe comandada pelo técnico Léo Costa depende apenas das próprias forças para garantir um lugar no mata-mata do NBB.
A derrota sofrida nesta quarta-feira fez o Vitória se afastar do G-4. Agora, a equipe tem a mesma campanha do EC Pinheiros (15 vitórias em 25 jogos) e caiu para a sétima posição, já que o clube da capital paulista leva a melhor no confronto direto (primeiro critério de desempate).
PAULISTANO X CAXIAS
O Ginásio Vasco da Gama foi palco de um duelo para lá de emocionante na noite desta quarta-feira. Com emoção até o último suspiro, o Paulistano/Corpore conseguiu a virada nos segundos finais, levou a melhor sobre o Banrisul/Caxias Basquete em plena serra gaúcha, por 82 a 80, e deu um importante salto na classificação do NBB.
O Paulistano somou sua 13ª vitória em 25 partidas (52% de aproveitamento) e pulou do décimo para o oitavo lugar, ultrapassando Vasco e Campo Mourão. No momento, a equipe alvirrubra estaria enfrentando os mourãoenses (9º) nas oitavas de final, com mando de quadra na série. Já o Caxias perdeu a chance de sair da lanterna e acumula cinco êxitos em 25 jogos.
Ambas as equipes terão duelos cruciais na próxima rodada, a penúltima da fase de classificação. O Paulistano irá ao Rio de Janeiro enfrentar o décimo colocado Vasco da Gama nesta sexta-feira (24/03). No mesmo dia, o Caxias fará o “duelo da morte” contra a penúltima colocada LSB/Uniso, novamente na serra gaúcha.
CAMPO MOURÃO X PINHEIROS
O EC Pinheiros conquistou um importantíssimo resultado na reta final da fase de classificação do NBB. Em pleno Ginásio Belin Carolo, a equipe do técnico César Guidetti foi valente, superou o empolgado Campo Mourão Basquete, pelo placar de 83 a 81, e subiu do sétimo para o sexto lugar da competição.
O triunfo em solo paranaense fez com que os pinheirenses ultrapassassem o Universo/Vitória, que foi derrotado em casa para o Macaé Basquete e perdeu sua posição. Agora, os paulistas somam campanha de 15 vitórias em 25 partidas (60% de aproveitamento). Por sua vez, o esquadrão mourãoense viu o Paulistano/Corpore tomar seu posto e assumir o oitavo lugar. O time do técnico Emerson de Souza agora é o nono, com 13 êxitos em 26 jogos (50% de aproveitamento).