Pela segunda rodada do Sul-Americano, Brasil deslancha no segundo tempo, faz 100 a 75 e derrota a equipe do Paraguai
Nesta sexta-feira (31), a seleção brasileira de basquete feminino retornou ao Coliseo Cubierto San Antonio, em Tunja, Colômbia, para o segundo compromisso no Campeonato Sul-Americano de basquete. Após um primeiro tempo complicado, as brasileiras impuseram sua maior qualidade física e técnica e derrotaram o Paraguai pelo placar de 100 a 75.
Desde o início, era evidente que o Brasil era muito mais time. A diferença de tamanho entre as equipes é grande. Um dado que mostra muito bem essa diferença está nos rebotes durante a partida. As brasileiras pegaram 53 rebotes, enquanto o Paraguai apenas 25.
Os sustos no primeiro tempo foram desnecessários. Muita afobação e pouco movimentação no ataque prejudicaram a equipe, que voltou muito melhor após o intervalo.
O terceiro quarto foi decisivo para o decorrer da partida. O Paraguai correu e marcou muito na primeira etapa, mas cansou no terceiro quarto. Com 31 a 16 no período, o jogo ficou muito mais tranquilo e a seleção brasileira mostrou seu poder ofensivo. Destaques para Jaqueline de Paula e Clarissa dos Santos que combinaram para 52 pontos.
Esta foi a segunda partida e a segunda vitória na competição sul-americano. No primeiro confronto, o Brasil massacrou as venezuelanas por 77 a 42. Agora a seleção se prepara para enfrentar a equipe do Chile, neste sábado, às 18h45 (horário de brasília)
O jogo
O início foi nervoso para os dois quintetos, mas o selecionado nacional se acalmou rapidamente e passou a comandar o marcador, até que se desconcentrou na defesa e viu as paraguaias empatarem em 39 a 39 nos minutos finais do primeiro tempo.
O segundo quarto começou acirrado, mas logo o Brasil impôs seu ritmo, com bom domínio dos rebotes, defesa forte e saídas rápidas para contra-atacar. Nos minutos finais, entretanto, a Seleção viveu um período de irregularidade e as paraguaias empataram em 39 a 39.
Na volta do intervalo, valeu a orientação dada pelo técnico Carlos Lima no vestiário, visto que a equipe brasileira retornou com outra pegada e dominou as ações, fazendo a diferença aumentar bastante, com 31 pontos contra apenas 16 do Paraguai no terceiro quarto.
As adversárias abaixaram a guarda e cansaram, o Brasil jogou solto no último período e confirmou a vitória por 100 a 75.