Foi com muito drama, mas o Flamengo continua isolado na liderança do NBB. Depois de chegar a abrir 20 pontos de vantagem, o rubro-negro carioca viu o Macaé Basquete reagir de forma impressionante no quarto final, mas mesmo assim venceu, por 82 a 80, nesta terça-feira (14/03), no Ginásio Juquinha.
Após abrir 20 pontos em mais de uma oportunidade no terceiro quarto, o Flamengo viu o Macaé reagir de forma impressionante. Com Kendall Anthony mais uma vez inspirado, a equipe norte-fluminense cortou a diferença para dois pontos na metade da parcial final. A partir daí, os dois times passaram a fazer jogo equilibrado e a definição ficou para o último arremesso da partida, quando Benzor Simmons não converteu a bola que levaria o duelo à prorrogação, faltando dois segundos para o fim.
Com mais esta vitória, o rubro-negro chegou a 18 resultados positivos contra seis negativos no NBB e se manteve na liderança. Já o Macaé tem agora cinco triunfos e 19 derrotas na temporada e permanece na 13ª colocação.
Terror dos adversários estaduais do rubro-negro, Marquinhos manteve a sina de carrasco nesta noite. Com 23 pontos anotados, o ala do Fla deixou a quadra como cestinha da partida, além de pegar cinco rebotes. Com isso, o camisa 11 terminou a fase de classificação com média de 24,5 ppj nos duelos contra os rivais do Estado do Rio de Janeiro.
Além de Marquinhos, outros três atletas foram fundamentais em mais um triunfo do Fla. Marcelinho foi responsável por 13 pontos, cinco rebotes e seis assistências na partida, Mineiro por 12 tentos, outras cinco sobras e cinco assistências, enquanto Ronald Ramon anotou 11 pontos, distribuiu mais sete assistências e recuperou quatro bolas.
Como de costume, o baixinho Kendall Anthony esteve em mais uma noite inspirada. O armador norte-americano chegou ao décimo jogo seguido com pelo menos 15 pontos anotados, com 22 hoje, sendo nove deles no último quarto, além de pegar sete rebotes e distribuir oito assistências.
A dupla de garrafão macaense também esteve em um grande dia. Erick Camilo anotou 13 tentos e pegou oito rebotes no confronto, enquanto Lupa deixou a quadra com 11 dos 14 pontos que tentou (78,6% de aproveitamento) e mais oito sobras.
As duas equipes só voltam a atuar pelo NBB no dia 22 de março (quarta-feira). Enquanto o Flamengo vai à Fortaleza (CE) encarar o Solar Cearense, às 19h30 (de Brasília), o Macaé visita o Universo/Vitória, às 20 horas (de Brasília).
VASCO DA GAMA X CAXIAS DO SUL
O Banrisul/Caxias Basquete conquistou um grande resultado na noite desta terça-feira (14/03) e ganhou um novo fôlego na reta final da fase de classificação do NBB. Em pleno Ginásio São Januário, no Rio de Janeiro, o time gaúcho foi arrasador no segundo tempo e venceu o Vasco da Gama, pelo placar de 76 a 57.
Com o triunfo na casa vascaína, Caxias voltou a igualar o número de vitórias do Macaé e da Liga Sorocabana (cinco) e colocou mais fogo na luta contra o rebaixamento. Com uma partida a mais do que seus concorrentes, a equipe do Rio Grande do Sul fará mais três jogos na competição nacional.
Antes empatado com a mesma campanha do Paulistano na nona colocação, o Vasco caiu para a décima posição e viu o time paulista se isolar no nono lugar. Agora são 12 vitórias em 25 jogos disputados para o Gigante da Colina.
VITÓRIA X BASQUETE CEARENSE
O torcedor rubro-negro já pode voltar a comemorar. Foram três derrotas seguidas, mas o Universo/Vitória pôs fim à sequência negativa e se reergueu no NBB diante do rival nordestino Solar Cearense. Com um grande terceiro quarto, o time baiano se impôs e venceu, por 82 a 68, nesta terça-feira (14/03), em Salvador (BA).
Ao quebrar o jejum negativo, o Vitória chegou ao 15º triunfo em 24 partidas disputadas e permanece na sexta posição. Já o Basquete Cearense tem dez resultados positivos contra 14 negativos na temporada e continua no 11º lugar da tabela de classificação.
Os dois times agora descansam e só voltam a jogar após o Jogo das Estrelas 2017, no dia 22 de março (quarta-feira). Enquanto o time cearense recebe o líder Flamengo, às 19h30 (de Brasília), a equipe baiana também atua em casa, diante do Macaé Basquete, às 20 horas (de Brasília).