A Nação Rubro-Negra está em festa. Na primeira partida do NBB na Região Norte, o Flamengo contou com ótimo apoio de sua torcida na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus (AM), venceu uma verdadeira batalha contra o Vasco da Gama, por 94 a 86, e se manteve na liderança do maior campeonato do país.
Marquinhos e Olivinha foram os grandes protagonistas da vitória rubro-negra. Cestinha rubro-negro, o atual MVP fez 25 pontos, sendo 16 deles no primeiro tempo, e ainda deu sete assistências. Já o “Mr. Duplo-Duplo” justificou o apelido mais uma vez e deixou a quadra com 16 pontos (em 18 tentados) e mais 11 rebotes, o que o rendeu expressivos 27 de eficiência.
Com o resultado, o Flamengo alcançou sua 17ª vitória em 23 partidas (73,9% de aproveitamento) e se manteve firme na liderança do NBB. Já o Vasco da Gama permaneceu na nona colocação, com campanha de 12 triunfos em 24 partidas (50% de aproveitamento).
“Neste momento do NBB nosso foco é a manutenção da liderança. Uma vitória como essa, numa partida como essa, é muito importante. Foi muito legal ter as duas torcidas, todos puderam sentir esse calor do clássico. Isso mostra o poder do basquete e o que o basquete pode fazer no Brasil inteiro”, comentou José Neto, técnico do Flamengo.
A experiência de levar o NBB a Manaus (AM) foi incrível. Com 4.104 presentes, a festa proporcionada pelas duas torcidas na Arena Amadeu Teixeira foi de arrepiar e o espetáculo foi completado com um duelo de arrepiar dentro das quatro linhas. Agora, a capital amazonense voltará a receber o Mengão, para o Clássico dos Campeões contra o UniCEUB/BRBCARD/Brasília, no dia 01 de abril.
Peça chave para o Flamengo no último quarto, Ricardo Fischer teve uma de suas melhores atuações com a camisa rubro-negra. Com 14 pontos em 14 tentados (100%) só nos dez minutos finais, o armador totalizou 18 tentos em 24 possíveis (6/6 nos 2pts e 6/6 nos lances livres) e registrou seu recorde pessoal na atual temporada do NBB.
O Vasco da Gama entrou em quadra com importantíssimos desfalques. Com lesão da panturrilha, o pivô Bruno Fiorotto sequer viajou. Já Nezinho não entrou em quadra devido a uma sobrecarga muscular. Apesar de recuperado de uma lesão na panturrilha, David Jackson atuou no sacrifício e mesmo assim deu conta do recado.
Pelo lado do Vasco, os destaques ficaram por conta das atuações gigantes de David Jackson e Hélio. Atuando no sacrifício devido à lesão na panturrilha, o norte-americano apresentou ótimo desempenho nos arremessos (4/5 nos 3pts e 4/6 nos 2pts) e foi o cestinha da partida, com 26 pontos. Já o ala/armador supriu a ausência de Nezinho na criação das jogadas e registrou importantes 19 pontos.
“Vencer ou perder faz parte do esporte. É claro que ninguém no mundo queria mais essa vitória do que nós, mas o que levamos dessa partida foi que crescemos como time. Estamos buscando uma regularidade, formar uma equipe com alma, coração. Soubemos valorizar cada momento do jogo e isso foi bem válido”, disse Hélio.
Com 14 pontos, o ala Gaúcho também teve atuação de destaque na equipe cruzmaltina, assim como o armador argentino Dami Palácios, que começou a partida como titular e deixou a quadra com oito pontos e seis assistências na conta.
O clássico em solo manauara começou com superioridade do Flamengo, que com cinco bolas certeiras de 3 pontos, chegou a abrir 21 a 12. Mas ainda no primeiro quarto, o Vasco tirou a diferença (25 a 22) e virou a partida no segundo período. Depois disso, os dois times alternaram na liderança do placar por diversas oportunidades, mas quem foi para o intervalo ganhando foi o clube da Gávea, por 43 a 41.
Mas foi no segundo tempo que o Flamengo começou a construir sua vitória. Com grande participação de Olivinha, que garantiu boa presença nos rebotes ofensivos seguidos de bolas fáceis, a equipe do técnico José Neto foi abrindo vantagem aos poucos e, nos quatro minutos finais, ficou com 11 pontos de frente (84 a 73) e deu um passo crucial para o resultado positivo em Manaus.
Ambas as equipes voltarão à quadra já nesta terça-feira (14/03). Em São Januário, o Vasco da Gama enfrentará o Banrisul/Caxias Basquete, às 20h15 (de Brasília). Já o Flamengo medirá forças com o Macaé Basquete fora de casa, no Ginásio Juquinha, às 19h30 (de Brasília).
Kendall Anthony faz 33 pontos, e Macaé vence importante confronto direto contra o Caxias no NBB
O norte-americano Kendall Anthony foi o dono do jogo entre Macaé Basquete e Banrisul/Caxias Basquete e fez a festa da torcida macaense. Com 33 pontos, o armador teve atuação brilhante e comandou a importante vitória da equipe no NBB, pelo placar de 73 a 67, neste sábado, no Ginásio Juquinha.
Macaé abriu importante vantagem sobre o Banrisul/Caxias Basquete. Com uma vitória a mais do que os gaúchos (cinco contra quatro), o time comandado pelo técnico Léo Costa divide a 13ª posição com a Liga Sorocabana. Os macaenses ainda garantiram vantagem em caso de empate com o time do Sul e têm ainda mais folga na luta contra o rebaixamento.
Entre as três equipes que lutam diretamente contra a última posição, Caxias é a que menos tem jogo por fazer na competição, com quatro, mas ainda fará confronto direto com a Liga Sorocabana. Macaé, assim como o time paulista, ainda fará cinco partidas.