O dérby da capital paulista foi intenso, emocionante e marcante na noite desta sexta-feira (10/03). Em partida muito disputada e decidida apenas nos instantes finais, o EC Pinheiros venceu por 74 a 67, fora de casa, no Ginásio Antonio Prado Junior, e voltou a derrotar o rival Paulistano/Corpore após quatro temporadas no NBB.
Equilibrado durante todo o tempo, o jogo foi decidido apenas nos segundos finais. Restando pouco mais de um minuto, Hure fez bandeja em contra-ataque e cortou a diferença para dois pontos (69 as 67). Só que na sequência, o Pinheiros foi efetivo na linha dos lances livres e garantiu o grande triunfo fora de casa.
Com a vitória na casa do Paulistano, o Pinheiros encerrou um jejum de vitórias no dérby da capital paulista no NBB. Eram sete vitórias seguidas dos alvirrubros e o último triunfo pinheirense sobre os rivais pela competição nacional tinha sido na temporada 2012/2013.
Vindo de derrota para a Liga Sorocabana no NBB, o Pinheiros se reabilitou em grande estilo e voltou a ocupar a sétima posição, agora com um total de 14 vitórias em 24 jogos (58,3% de aproveitamento). Já o Paulistano sofreu sua 11ª derrota em 23 jogos (47,8% de aproveitamento) e segue na 10ª posição.
Bennett e Neto foram fundamentais para a vitória pinheirense no NBB. O norte-americano foi o cestinha do jogo, com 19 pontos, e ainda contribuiu com cinco rebotes, três assistência e três bolas recuperadas. Já o camisa 14 foi decisivo nos minutos finais e deixou a quasdra com 14 pontos.
Com larga passagem pelo Pauilistano, Holloway foi mais uma vez muito vaiado no Ginásio Antonio Prado Junior e, a cada toque na bola do norte-americano, a torcida local se manifestou. O jogador não teve atuação brilhante, mas ainda assim contribuiu com 13 pontos e seis rebotes para totalizar 19 pontos de eficiência (segunda maior marca da equipe).
Do lado do Paulistano, o jogo coletivo imperou. Hure foi o cestinha da equipe, com 15 pontos, seguido por Georginho de Paula, autor de 14. Já Arthur Pecos contribuiu com dez pontos e sete assistências, enquanto que Guilherme Hubner registrou dez pontos e oito rebotes.
As duas equipes tiveram desfalques nesta sexta-feira no NBB. Pelo time da casa, o Paulistano não contou com o ala Eddy. Já a equipe visitante atuou mais uma vez desfalcada do pivô Arthur. Ambos estão lesionados.
O Paulistano volta à quadra nesta segunda-feira (13/03), novamente em casa, diante da Liga Sorocabana. Já o Pinheiros tem seu próximo compromisso somente no dia 22/03, após a pausa para o Jogo das Estrelas, fora de casa, contra Campo Mourão.
O ex-jogador argentino Fabricio Oberto está no Brasil e acompanhou a partida no Ginásio Antonio Prado Junior. Com grande passagem pela NBA, principalmente no San Antonio Spurs, o ex-jogador fez parte da “geração dourada” da Argentina e fez parte do time que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004.