Comissão técnica multidisciplinar da seleção brasileira feminina de basquete está estudando as peculiaridades de Tunja, na Colômbia, cidade escolhida como sede do Campeonato Sul-americano
Com a cidade de Tunja, na Colômbia, confirmada para sediar o Campeonato Sul-americano Adulto Feminino – 2018, que ocorre entre os dias 25 e 31 de agosto, a comissão técnica multidisciplinar da Seleção Brasileira já começou o planejamento para que o grupo chegue bem, iniciando favoravelmente o novo ciclo olímpico.
O preparador físico Clóvis ‘Vita’ Haddad tem buscado informações relevantes constantemente sobre a sede do Sul-americano. “A cidade de Tunja (130km de Bogotá) tem um fuso-horário de menos duas horas em relação a Brasília; fato este que já requer um cuidado especial no tocante a viagem e a nossa chegada lá. Outra preocupação é a altitude (2800 metros), ainda que não seja extremamente severa, já provoca alterações fisiológicas, daí a preocupação de preparar bem as atletas, usando o nosso trabalho multidisciplinar, conversando com a nutricionista e com o departamento médico para que as meninas suportem bem essas condições”, explicou.
“Dessa forma, a preparação requer alguns cuidados especiais, por isso, vamos nos planificar e estruturar para chegarmos ao local da competição na melhor forma possível”, complementou Vita.
Já o médico Paulo Szeles afirmou também estar atento ás peculiaridades de Tunja. “O departamento médico, junto com os demais profissionais que integram a comissão técnica multidisciplinar da Seleção, já está monitorando fatores importantes para uma preparação adequada, como o tempo de deslocamento, clima, fuso-horário e a altitude, levando em consideração as características da cidade sede da competição. Tudo isso para ser trabalhado com as atletas ao longo da preparação”, explicou.