Armadora do Sampaio Basquete, Briahanna Jackson é eleita a Craque da galera da LBF 2018 com mais de 4.600 votos
Em apenas quatro meses no Brasil, Briahanna Jackson já é a Craque da Galera da LBF 2018. A armadora do Sampaio Basquete venceu com sobras a votação pública realizada no site da Liga de Basquete Feminino, com exatos 4.650 votos, 34% do total.
– É realmente emocionante para mim, pois eu nunca havia vencido um prêmio assim, ou qualquer prêmio, pra falar a verdade. Todo jogo eu dou tudo que tenho e acho que as pessoas vêem isso, por isso sou reconhecida. Sou grata, pois eu não poderia ser a jogadora que sou sem minhas companheiras de equipe, técnico e todos os que garantem que eu esteja pronta a cada jogo – agradeceu a norte-americana de 24 anos, que faz a primeira temporada como profissional da carreira. Nos Estados Unidos, a armadora atuava pela Universidade de Louisville, em Kentucky.
A votação foi encerrada à 0h deste sábado, computando mais de 13.500 votos em nove dias. O prêmio, retomado nesta temporada, será entregue na cerimônia de encerramento da LBF 2018, em 5 de junho, em São Paulo (SP).
Jackson assumiu a liderança na terça-feira, um dia após a divulgação da primeira parcial, que mostrava Erika, do Santo André/Apaba, na frente. A ala/armadora da equipe paulista terminou na segunda posição, com 24% e 3.359 votos.
Completando o TOP 10 das mais bem votadas estão Leila (3ª, Sampaio – 9%), que subiu duas posições no último dia de votação para ficar com o bronze, Débora (4ª, Santo André/Apaba – 6%), Mariana (5ª, Blumenau – 6%), Kelly (6ª, Ituano – 4%), Ziomara (7ª, Sampaio – 2%), Carol (8ª, Uninassau – 1%), Thayná (9ª, São Bernardo – 1%) e Lays (10ª, São Bernardo – 1%). Melisa Gretter, do Vera Cruz Campinas, foi a 11ª, com outro 1% e 139 votos. Já as jogadoras entre a 12ª e 119ª posições terminaram a votação com menos de 1% e abaixo dos 70 votos cada.
Uma das líderes da campanha da Bolívia Querida, Jackson é a cestinha tricolor na LBF, com 13,3 pontos e 2,9 assistências por jogo. Nos playoffs, em sete jogos, o desempenho tem sido ainda melhor: 13,9 pontos e 4 passes por jogo de média. Nos dois primeiros jogos das Finais, foi a cestinha da equipe contra o Vera Cruz Campinas, com 16 (empatada com Tati) e 14 pontos. A série está empatada e o jogo 3 é neste domingo (27), em São Luís (MA).