Neste domingo (8), a Confederação Brasileira de Basquete anunciou a saída da medalhista olímpica Roseli Gustavo do cargo de Diretora de Seleções, que ocupava desde março de 2023. Roseli, nesse período, esteve a frente de dois títulos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
O primeiro foi a AmeriCup de 2023, quando a seleção brasileira aumentou a vantagem de maior campeão do torneio, chegando ao sexto caneco. Depois de dois bronzes consecutivos, em 2019 e 2021, o Brasil venceu os Estados Unidos por 69 a 58, em León, no México.
Na ocasião, o título veio de maneira invicta, com seis vitórias em seis jogos, e grandes atuações de Kamilla Cardoso.
- Sada Cruzeiro vence Praia Clube e volta a liderar Superliga
- Gui Santos faz sua maior pontuação na NBA em vitória do Warriors
- Galo avança e encara o Botafogo-SP na 2ª fase da Copinha
- Sesi Bauru confirma vitória e Goiás surpreende Vôlei Renata
- Corinthians bate Vasco e vence primeira em 2025 no NBB
O segundo veio no mesmo ano, nos Jogos Pan-Americanos. Sem muitas dificuldades, o Brasil conquistou o bicampeonato consecutivo da competição, chegando a cinco títulos da competição na história.
Em 2024, ficou pelo caminho no pré-olímpico, em casa, e não conquistou a tão sonhada vaga para Paris. Em grupo dificílimo, a seleção brasileira não conseguiu vencer as fortes seleções de Austrália, Alemanha e Sérvia, que ficaram com as vagas.
Como atleta, Roseli carrega um currículo que conta com uma prata em Seul, em 1996, e um título mundial na Austrália, em 1994. Ainda conta com um ouro pan-americano em Havana, em 1991.
Confira nota oficial na íntegra:
A Confederação Brasileira de Basketball agradece à Roseli Gustavo pelos serviços prestados à frente das Seleções Brasileiras Femininas de basquete e informa que a gestora deixa a partir desta data o cargo de Diretora de Seleções que ocupava desde março de 2023.
Neste período, Roseli foi campeã da AmeriCupW, além dos Jogos Pan-Americanos, e na base viu o Brasil avançar mais uma vez ao Mundial Sub-19 em 2025.
A CBB agradece os serviços prestados por Roseli e deseja sucesso na sequência da carreira, recheada de vitórias desde os tempos de quadra, com Pan, Mundial e medalha olímpica.