A primeira partida das finais da Divisão Especial Feminina do Campeonato Paulista 2024 de basquete foi digna do encontro entre duas grandes equipes. Brigado e nervoso, o jogo 1 da série melhor de três teve vitória do Unimed Campinas sobre a A.D Santo André por 74 a 68, na noite desta sexta-feira (29/11), no Ginásio do Tênis Clube Campinas.
Com o resultado, Campinas joga por mais uma vitória na próxima segunda-feira (02/12), no Ginásio Municipal Parque Celso Daniel, em Santo André, para ser a campeã Paulista no ano do centenário da FPB. Em caso de vitória de Santo André, a decisão do título ficará para o jogo 3, marcado para a quarta-feira (04/12), também no Celso Daniel.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O jogo
Pela qualidade das duas equipes, esperava-se um maior equilíbrio no primeiro quarto do jogo em Campinas. Porém, o que se viu foi uma atuação muito contundente do Unimed Campinas. Desconcentradas, as meninas de Santo André foram ineficientes no ataque, com suas jogadoras errando muitos arremessos, enquanto na defesa não conseguiam parar a rápida movimentação das adversárias, o que resultou em um ótimo aproveitamento das donas da casa. Ao final do período, o placar marcava surpreendentes 27 a 9 para Campinas.
Irritado, o técnico Choco conversou com suas jogadoras e no segundo quarto as atletas de Santo André voltaram à quadra com outro espírito, sendo principalmente mais agressivas na marcação. A vantagem do Unimed Campinas caiu, mas se manteve segura e o segundo quarto terminou com o placar em 41 a 28.
No terceiro quarto, Santo André manteve a pressão na tentativa de “subir a montanha” e conseguiu uma boa recuperação, que poderia ser até maior não fossem erros importantes nos arremessos e a força de Campinas nos rebotes . O último quarto então começou com uma diferença de oito pontos entre as duas equipes.
+ COB divulga vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2024
A tensão tomou conta do ginásio e a torcida de Campinas viu Santo André encostar no placar. Faltando cinco minutos para o final do jogo a vantagem das donas da casa caiu para apenas seis pontos. O que se viu a partir daí foi uma sequência de “troca de golpes” entre as duas equipes em busca da vitória, mas Campinas soube administrar o resultado, venceu por 74 a 68 e saiu na frente na final do Paulista de basquete feminino.
A cestinha do jogo foi a ala-armadora Tássia Carcavalli, de Santo André, com 17 pontos, além de 4 rebotes e 2 assistências. Por Campinas, merecem destaque Luana Batista, Licimara Bispo e Iza Sangali, cada uma com 15 pontos.