8 5
Siga o OTD

Basquete

Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup

Com o triunfo diante do Uruguai, o Brasil assumiu de vez a liderança do grupo B das Eliminatórias da AmeriCup de basquete masculino

Brasil, eliminatórias da americup, uruguai
Foto: FIBA

O Brasil conquistou uma importante vitória pelas Eliminatórias para AmeriCup de basquete masculino de 2025. Em partida realizada na Arena Guilherme Paraense, em Belém (PA), a seleção comandada por Aleksandar Petrovic derrotou o Uruguai por 71 a 65, na noite desta sexta-feira (21). Com o triunfo, então, a seleção brasileira assume a liderança do grupo B.

O Brasil segue no Pará, onde receberá o time do Panamá, neste domingo (24), pela 4ª rodada da fase de grupos. A seleção já havia vencido as duas primeira partidas diante do Paraguai. Assim, com o resultado positivo diante do Uruguai, o Brasil mantém o 100% de aproveitamento e soma seis pontos. Os uruguaios aparecem na vice-liderança, com duas vitórias e uma derrota.

A vitória de hoje já deixa a vaga para a Americup bastante encaminhada. Isso porque os três melhores times de cada grupo se classificam para o torneio continental. No momento, o Panamá ocupa a terceira colocação da chave B, com uma vitória e duas derrotas, enquanto o Paraguai amarga a 4ª e última posição, ainda sem vitórias nas três rodadas.

+ Tabela da Eliminatórias da AmeriCup de basquete masculino

Como foi o jogo

Para este primeiro compromisso no novo ciclo olímpico visando LA-2028, Aleksandar Petrovic montou o quinteto titular com Elinho Corazza, Georginho de Paula, Kevin Crescenzi, Mãozinha Pereira e Bruno Caboclo. A equipe teve dificuldades no primeiro tempo, mas soube reagir nos momentos decisivos.

Com um clima bom em Belém, o Brasil começou quente e logo abriu 7 a 0 no placar. Mãozinha e Cabloco comandaram o setor ofensivo da seleção na parcial e o time manteve uma boa vantagem de 12 a 7 restando menos de quatro minutos do relógio do primeiro quarto. No entanto, o Uruguai cresceu na partida e virou o placar para 19 a 15 ao final do período.

Para o segundo quarto, o Brasil voltou com transições mais eficientes e boa infiltrações no garrafão que garantiram lances livres valiosos. Assim, a seleção dominou o período e voltou a liderar o placar em 33 a 27. Mas os uruguaios voltaram bem do intervalo e nconseguiram encostar ao final da terceira parcial, em 52 a 50.

O último quarto, então, ganhou ares de tensão. Porém, o Brasil manteve o equilíbrio em quadra e conseguiu administrar bem o ritmo do jogo, explorando as faltas dos adversários e gastando o tempo do relógio para fechar a vitória.

Bruno Cabloco foi o grande destaque da vitória, anotando um duplo-duplo de 21 pontos e 11 rebotes, sendo o cestinha da partida. Mãozinha foi outro líder do Brasil e ficou próximo de um duplo-duplo também, tendo 16 pontos e nove rebotes. Pelo lado do Uruguai, Joaquín Rodríguez se destacou com 20 pontos no jogo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Basquete