8 5
Siga o OTD

Basquete

Elinho, do Corinthians, quebra o recorde de assistências do NBB

Com 12 assistências na partida desta terça-feira (5), Elinho, do Corinthians, se torna o maior garçom da história do NBB

elinho, corinthians, nbb, paulistano
Foto: Fabricio Miguel / Corinthians

Maior garçom da história do NBB! Nesta terça-feira (5), o armador do Corinthians Elinho estabeleceu o novo recorde de assistências do Novo Basquete Brasileiro, com 2428. Foram 12 passes para cestas na partida de hoje contra o Paulistano, que ajudaram o Timão a vencer por 75 a 69. O recorde anterior pertencia ao ex-jogador Fúlvio, que anotou 2416 assistências ao longo da carreira.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Aos 33 anos de idade, e na sua 14ª temporada no NBB, Elinho Corazza continua sendo um dos principais jogadores de basquete da liga. O armador, inclusive, apareceu na pré-lista de convocados para eliminatórias da Americup, que acontece no final deste mês de novembro.

Além disso, o ‘Maestro’ do Corinthians já havia igualado outro recorde de Fúlvio no início do ano. Na ocasião, o armador anotou 21 assistências na partida contra o Caxias do Sul. O jogo aconteceu no dia 3 de abril e terminou com vitória do Corinthians por 107 a 93. Na carreira, Elinho já foi eleito como o melhor de sua posição no NBB em três temporadas: 2017/2018, 2021/2022 e em 2023/2024.

Recorde, vitória e homenagem

Para prestigiar uma marca histórica como essa, a organização do NBB preparou uma homenagem especial para o jogador durante a partida. Assim como a NBA fez com LeBron James quando se tornou o maior pontuador da história da liga. Por isso, no momento em que Elinho quebrou o recorde de assistências, o NBB paralisou a partida presentou o armador do Corinthians com um quadro de comemoração para receber os aplausos dos torcedores presentes no Ginásio Antônio Prado Jr.

Com um duplo-duplo de 10 pontos e 12 assistências, além de dois rebotes, Elinho foi fundamental para o triunfo do Corinthians. O Timão começou quente na partida e fechou a primeira parcial à frente no placar em 24 a 20. Em seguida, o Corinthians ampliou a vantagem para 45 a 33. Na volta do intervalo, o Paulistano mostrou uma boa recuperação e diminuiu a diferença para sete pontos, em 65 a 58. No último quarto, as equipes pecaram no aproveitamento de arremesso, mas o Timão administrou a vantagem saiu com a vitória.

Classificação

Com o triunfo de hoje o Corinthians aparece na 9ª colocação do NBB 2024/2025. Até o momento, o Timão soma três vitórias e quatro derrotas na temporada. Por outro lado, o Paulistano ocupa a 16ª posição com duas vitórias em sete partidas.

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Basquete