No dia em que o ala André Góes, do São Paulo, se tornou o décimo jogador da história a alcançar a marca de 500 jogos no NBB, o Tricolor perdeu a invencibilidade na temporada 2024/2025. Depois de cinco vitórias seguidas, a equipe da capital paulista foi derrotada, fora de casa, pelo Mogi das Cruzes por 78 a 74 e caiu para a terceira colocação na tabela. O novo líder é o Minas, que tem 85,7% de aproveitamento, ao lado do Flamengo, que superou a Unifacisa por 87 a 77 num show do argentino Franco Balbi. Quem também venceu foi o Vasco, que fez 70 a 68 em cima do Fortaleza e chegou ao segundo resultado positivo em cinco jogos disputados até agora.
Marca histórica e fim da invencibilidade
Ao pisar em quadra pelo São Paulo ainda no primeiro quarto da partida contra o Mogi, André Góes completou seu 500º jogo no NBB. O jogador de 37 anos, que tem 16 temporadas no currículo, ficou pouco menos de 20 minutos em quadra, marcou seis pontos e pegou quatro rebotes. Uma boa atuação numa partida que tinha tudo para ter muitos motivos para comemorar.
Mas o São Paulo não repetiu as boas atuações anteriores, especialmente no segundo tempo, e acabou derrotado pelo Mogi das Cruzes. Enquanto o Tricolor teve um aproveitamento muito baixo nas bolas de três pontos (só acertou duas de 19), o time da casa teve quatro jogadores com dois dígitos na pontuação: Menca (19), Gabriel (16), Lessa (14) e Léo Bispo (12).
Vitórias de Flamengo e Vasco no Nordeste
Quem comemorou a derrota do São Paulo foi o Flamengo, que agora divide a liderança com o Minas. Depois de três quartos equilibrados diante da Unifacisa, a equipe rubro-negra deslanchou no último período para chegar à vitória por 87 a 77. O armador Franco Balbi foi o principal nome do jogo com 29 pontos, 13 deles no quarto decisivo. Do lado paraibano, Alaekwe foi o cestinha com 20 pontos.
No Ceará, o Fortaleza chegou a abrir nove pontos de vantagem ao final do segundo quarto, mas levou a virada depois do intervalo. Dois jogadores do time da casa terminaram o jogo com duplo-duplo. Ewing fez 19 pontos e pegou dez rebotes, enquanto Orresta marcou 15 pontos e distribuiu dez assistências.
Apesar das duas ótimas atuações individuais, o Vasco foi coletivamente superior e garantiu a vitória nos segundos finais depois de dois arremessos livres de Jamaal. O Fortaleza teve ainda uma última chance com Orresta, de três, no estouro do cronômetro, mas ele errou o arremesso.