Depois de jogar três partidas no Rio de Janeiro, o armador Raulzinho será poupado do duelo entre Pinheiros e Minas, que acontecerá nesta terça-feira (29), às 20h, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo, válido pela temporada regular do Novo Basquete Brasil (NBB). O craque sentiu um desconforto físico no duelo contra o Flamengo, no sábado, e a comissão técnica optou por deixá-lo descansando da próxima partida.
“Estou voltando agora e ganhando ritmo. No Rio, contra o Flamengo, senti um desconforto e não joguei o último período. Como estou precisando de um descanso físico, meu corpo pede isso depois da semana intensa no Rio, forte calor, é melhor ficar fora, apesar que não falta vontade jogar contra o Minas”, disse Raulzinho, em depoimento à assessoria de comunicação do Pinheiros.
Raulzinho começou sua carreira justamente no Minas Tênis Clube e teria a chance de enfrentar o ex-clube pela primeira vez. Ele ficou na equipe belo-horizontina até 2011, quando deixou o país em direção à Espanha. O armador foi selecionado pelo Atlanta Hawks como a 47ª escolha do Draft da NBA de 2013 e jogou na principal liga de basquete do planeta por oito anos.
Estreia diante da torcida adiada
O craque, que tem três Olimpíadas com a seleção brasileira no currículo, retornou ao Brasil neste ano, em acordo com o Pinheiros. Ele já disputou três partidas no NBB 2024/2025, todas fora de casa, no Rio de Janeiro, e teve atuações muito produtivas. Sua equipe venceu o Vasco da Gama e o Botafogo e perdeu para o Flamengo, em jogo que escapou no final.
Raul jogou apenas um minuto do último período contra o Flamengo, por conta do desconforto. Por isso, a ideia é poupa-lo contra o Minas. De acordo com o técnico Vitor Galvani, o armador de 32 anos irá para Henrique Villaboim e fará todo o procedimento pré-jogo, incluindo o aquecimento com os companheiros de equipe, mas ficará no banco de reservas e não entrará em quadra durante a partida.
Nos três jogos que fez no Rio de Janeiro, Raulzinho teve médias de 18,9 minutos por jogo, 12,7 pontos, 3,3 rebotes e 5,3 assistências. A expectativa é que ele estreie diante de sua torcida contra o Brasília, na quinta-feira (31), às 20h. O Pinheiros soma três vitórias e duas derrotas na temporada e é o sexto colocado na tabela de classificação.