O Brasil disputou neste domingo (27), em Pasaje, no Equador, a decisão do Campeonato Sul-Americano sub-15 de basquete masculino. O adversário da seleção brasileira na briga pelo título foi a Venezuela, que conseguiu dar o troco no time verde-amarelo e conquistou o título. A equipe venezuelana conseguiu devolver aos comandados do técnico Pablo Costa a derrota que tinham sofrido na fase de grupos. O ala/armador Júlio Vasquez foi o cestinha do jogo com 15 pontos na vitória por 64 a 58.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Prata e vaga na Copa América
Apesar do resultado negativo na decisão do Sul-Americano diante da Venezuela, o Brasil garantiu vaga na Copa América sub-16 de 2025. “Parabenizar nossos meninos pelo campeonato que fizeram. É a primeira experiência deles com a seleção e foram muito bem. Essa categoria é muito equilibrada, voltamos com o segundo lugar e o objetivo conquistado, que foi a vaga na Copa América Sub-16, o que dará a eles a chance de seguir se desenvolvendo”, analisou Pablo Costa, técnico do selecionado sub-17 do Brasil.
Quatro jogadores do Brasil se destacaram mais que os demais. O ala Luigi Borio anotou duplo-duplo com 11 pontos e 13 rebotes. O armador Victor Santos foi o cestinha da seleção brasileira com 14 pontos, seguido pelo também armador Matheus Mellim, que fez 12. O ala Lucas Moro não pontuou tanto, mas se destacou nos rebotes, com 12, sendo nove de defesa e três de ataque. Na final, os atletas dirigidos por Pablo Costa sofreram com o alto aproveitamento do adversário na linha de três pontos.
A eficiência nos arremessos do perímetro foi determinante, com a Venezuela acertando 12 contra apenas seis do Brasil. Apesar de ter acertado apenas a metade dos chutes de três pontos, a seleção brasileira manteve a partida equilibrada em todos os momentos. Nos dez minutos finais do tempo normal, o Brasil chegou a reduzir a desvantagem para uma posse de bola, mas alguns erros de tomada de decisão no setor ofensivo custaram a chance da virada.
Trajetória do Brasil no Sul-Americano
Na primeira fase do Sul-Americano sub-15, o Brasil ganhou de Chile, Uruguai, Venezuela e Bolívia. Na etapa de grupos, o selecionado brasileiro bateu os venezuelanos por 73 a 52. O técnico Pablo Costa e seus comandados chegaram às semifinais com 100% de aproveitamento. No duelo eliminatório, o Brasil encarou a Argentina e venceu por 85 a 79, com Matheus Mellim como maior protagonista com 31 pontos, cestinha do duelo. Lucas Moro fez 24 e Luigi Borio anotou duplo-duplo: 16 pontos e 20 rebotes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK, BLUE SKY E FACEBOOK