Com o fim da WNBA 2024, as três brasileiras que atuam na liga fecharam contratos com clubes da Ásia e da Europa para jogarem e se manterem ativas durante a “off-season” dos Estados Unidos. Kamilla Cardoso foi para o Shanghai Swordfish, da China, Damiris Dantas voltou para a Turquia, onde está representando o Botas Ankara, e Stephanie Soares acertou acordo com o Gorzów, da Polônia.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
- Oito brasileiros chegam nas semis do Pan-Americano de escalada
- Brasil atropela Venezuela na estreia da Copa Pan-Am
A WNBA é a principal liga de basquete feminino do planeta. No entanto, como sua temporada dura apenas cinco meses (normalmente entre maio e setembro), é comum que as jogadoras procurem outros polos para atuarem no restante do ano. Países da Europa e da Ásia são os mais procurados, assim como a Austrália, cujas temporadas costumam se iniciar no último trimestre de cada ano.
Entre as brasileiras, Damiris Dantas já fez sua estreia na temporada europeia. Depois de atuar pelo Indiana Fever, onde jogou 22 partidas e teve médias de 11 minutos, 4,8 pontos, 2,0 rebotes e 0,6 assistências, a ala-pivô de 31 anos já se juntou ao Botas e jogou pela primeira vez na Liga Turca há duas semanas. Ela marcou 13 pontos na derrota da equipe para o Bodrum Basketbol, por 79 a 71. Sua próxima partida será neste sábado (26), às 11h (horário de Brasília), contra o Çukurova Mersin.
Kamilla Cardoso, que fez sua primeira temporada na WNBA após ser a terceira escolha do Draft 2024, migrou para a China, para jogar pelo Shanghai Swordfish. A temporada chinesa está prevista para começar apenas em 15 de novembro, mas a pivô de 23 anos já se encontra no país. Atuando pelo Chicago Sky, a brasileira foi destaque como novata. Ela jogou 32 partidas, com médias de 27,8 minutos, 9,8 pontos, 7,9 rebotes e 1,7 assistências.
Stephanie se recupera de lesão
Já Stephanie Soares, que também fez sua estreia na WNBA nesta temporada, ainda não viajou para a Polônia para se juntar ao Gorzów, atual vice-campeão nacional. Ela segue nos Estados Unidos se recuperando de uma lesão no joelho. Sem a brasileira, o Gorzów já fez seis partidas, entre Liga Polonesa e Eurocup, e venceu apenas um. Stephanie, que tem 24 anos, é atleta do Dallas Wings, tendo médias de 8 minutos, 1,1 pontos, 2,1 rebotes e 0,5 assistências na WNBA.