O brasileiro Gui Santos estreou na temporada 2024/2025 da NBA. Ele entrou nos minutos finais da partida que teve vitória do Golden State Warriors sobre o Portland Trail Blazers por 139 a 104, na madrugada desta quinta-feira (24), no Moda Center, em Portland. O ala, que faz sua segunda temporada na principal liga de basquete do planeta, marcou três pontos no duelo.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
Do banco de reservas, Gui Santos viu sua equipe fazer uma partida dominante. Jogando em casa, o Trail Blazers até tomou as rédeas do placar na maior parte do primeiro período, mas logo o Warriors tomou a dianteira e abriu larga vantagem até liquidar a vitória. Tamanha era a vantagem ao final do terceiro período (99 a 72) que o técnico Steve Kerr pôde poupar Draymond Green e Stephen Curry no período final.
Os jogadores que não tiveram tanta oportunidade ao longo da partida puderam entrar no último quarto, como foi o caso de Gui Santos. O brasileiro de 22 anos não havia entrado em quadra em nenhum momento da partida e jogou os 5min07s finais. Apesar do placar já estar definido, os instantes finais foram bem movimentados. Gui marcou três pontos (um lance livre e uma cesta de dois pontos), pegou um rebote e deu uma assistência.
Stephen Curry, que jogou 25 minutos e não esteve em quadra no período final, por pouco não anotou um triplo-duplo. Ele marcou 17 pontos, pegou nove rebotes e deu dez assistências. Reforço para a temporada, Buddy Hield foi o cestinha do Warriors, com 22 pontos, seguido por Andrew Wiggins, com 20. Pelo lado do Trail Blazers, Scoot Henderson anotou 22 pontos.
Único brasileiro
Vale destacar que Gui Santos é o único brasileiro na NBA. O ala-pivô Mãozinha Pereira, que jogou a pré-temporada da liga pelo Memphis Grizzlies, não conseguiu um contrato com a equipe e disputará a G-League neste início de temporada. O próximo compromisso do Golden State Warriors será na sexta-feira (25), às 22h30 (horário de Brasília), contra o Utah Jazz, outra vez fora de casa.