Raulzinho está de volta ao basquete nacional após 13 anos de experiências internacionais. No entanto, sua passagem de retorno pode não ser tão longa. Oficialmente apresentado pelo Pinheiros, o armador concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quinta-feira (17) e revelou que o objetivo de sua vinda para o Brasil é dar um recomeço na carreira para tentar voltar à Europa em breve.
- João Fonseca vira contra Fils e vence na estreia do Next Gen Finals
- Panam Sports define esportes do Pan Júnior de Assunção-2025
- Bruna Moura consegue recorde pessoal em prova na Itália
- João Fonseca no Next Gen ATP Finals: horário e onde assistir
- Kamilla Cardoso faz duplo-duplo, mas Shanghai perde
“Estou numa fase de volta às quadras depois de quase um ano parado por causa da lesão no joelho, depois a lesão no posterior da coxa. O Pinheiros abriu as portas para mim, para eu poder me recuperar, treinar e jogar a quantidade de tempo que eu precisar, para quem sabe, em um futuro próximo, eu conseguir um contrato na Europa, que é o meu objetivo final. É lógico que, enquanto eu estiver aqui, estou com o Pinheiros, quero jogar os jogos e melhorar a cada dia. Minha expectativa é de voltar ao meu ritmo, voltar ao 100% e poder ajudar o clube da melhor maneira possível”, revelou Raul.
Aproveitar a experiência
Aos 32 anos de idade, Raulzinho voltou para o Brasil depois de oito anos na NBA (passagens por Utah Jazz, Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers) e cinco anos na Europa. Ele praticamente não jogou no último ano, uma vez que rompeu o tendão patelar do joelho direito na estreia da Copa do Mundo de 2023 e precisou passar por cirurgia. Quando retornou dez meses depois, sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda durante o Pré-Olímpico de Riga, em julho.
Esta segunda lesão foi de menor grau e Raul conseguiu disputar duas partidas nos Jogos Olímpicos, semanas depois. Depois da experiência na seleção, o armador decidiu mudar de ares e optou por fechar com o Pinheiros por também já conhecer o Vitor Galvani, técnico da equipe e com quem já trabalhou. O craque quer aproveitar ao máximo sua estadia no clube para também inspirar o plantel pinheirense, que é majoritariamente formado por jovens.
“Vou passar minha experiência, detalhes de jogo, detalhes de ética de trabalho, tentar ser um exemplo. Quero que eles me olhem e vejam que eu estou treinando e dando o máximo cada dia. Isso me dá um pouco mais de motivação de estar aqui, poder passar essa experiência. Sabendo que não vai ser, provavelmente, uma temporada inteira, mas que o tempo que eu estiver aqui posso ajudar o basquete brasileiro, ajudar essa molecada porque eu sei que o time do Pinheiros tem muitos atletas com qualidade para ter um futuro muito bom no basquete”, falou Raul.
O recomeço
Para seu recomeço no Pinheiros, ele escolheu vestir a camisa 19, que carrega consigo um simbolismo bem caracterizado com aquilo que o armador quer viver neste momento de sua carreira. “Na numerologia, o 19 significa recomeço. Com o recomeço, você vai alcançar os objetivos que você tem e, querendo ou não, para mim é um recomeço. Depois de uma lesão, poder voltar ao Brasil e estar jogando no NBB de novo, acho que o número 19 vai representar isso”, explicou Raulzinho.
Lógico que é a numerologia é só um número, é o meu trabalho que vai me fazer alcançar o objetivo. “Estou aqui e quero ganhar. Sou competitivo, independente do time que eu estiver. Eu sei que o Pinheiros não é favorito a ganhar alguns jogos, então eu quero poder competir, dar o meu máximo, ajudar essa molecada. O objetivo final na vida do atleta é sempre ganhar. Vou querer sempre ganhar, independente de quantos jogos e de contra quem a gente estiver jogando”, completou.
Quando estreia?
Ainda não se sabe quando será a estreia de Raulzinho pelo Pinheiros. O armador já treinou com o elenco completo da equipe e recebeu elogios dos novos companheiros de clube. Ele se diz pronto, mas que precisa esperar o momento certo. “Minha vontade é de jogar já amanhã. É lógico que a gente sabe que tem um processo e eu preciso dar esse tempo. O dia que a minha capacidade física estiver pronta para o jogo, vou estar pronto para estrear”, falou ele.
O Pinheiros já fez duas partidas no NBB 2024/2025: venceu o Pato na estreia, mas perdeu para o Paulistano na segunda rodada. O próximo compromisso da equipe será na segunda-feira (21), às 20h (horário de Brasília), contra o R10 Score Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Em seguida, ainda em solo carioca, jogará contra Botafogo e Flamengo, nos dias 24 e 26. O próximo jogo no Henrique Villaboim será em 29 de outubro, contra o KTO Minas.