Siga o OTD

Basquete

Raulzinho assina com Pinheiros e retorna ao NBB

Após 13 anos, Raulzinho voltará a jogar no basquete brasileiro e vai defender as cores do Pinheiros no NBB 2024/2025

Raulzinho irá jogar pelo Pinheiros no seu retorno ao NBB
(Foto: Gabriella Garbim/EC Pinheiros)

Tem nome de peso retornando ao basquete nacional. Após 13 anos, o armador Raulzinho Neto está de volta ao Brasil. Ele foi anunciado nesta terça-feira (15) como novo reforço do Pinheiros para a temporada 2024/2025 do Novo Basquete Brasil (NBB).

Com 32 anos, Raulzinho será um dos líderes dentro de quadro do Pinheiros, que é um time formado majoritariamente por atletas jovens no seu elenco. O armador chegou após um convite do técnico Vitor Galvani. “Tive uma boa conversa com o Galvani e fiquei feliz com o convite, com a oportunidade de voltar a jogar no Brasil. O Pinheiros é um clube reconhecido pelo excelente trabalho que faz, especialmente na base, revelando muitos jovens, e pela estrutura que possui. Estou me sentindo bem, totalmente recuperado da lesão. Estou muito animado, ainda preciso recuperar o meu melhor ritmo de jogo, mas com saudade de entrar em quadra”, disse o atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Jornada pela Europa e EUA

A última vez que Raulzionho jogou no NBB foi na temporada 2010/11 pelo Minas Tênis Clube. Na ocasião, o armador teve médias de 12,6 pontos, 2,9 rebotes e 2,2 assistências por jogo. Em seguida, Raulzinho foi para o basquete espanhol, onde defendeu o Lagun Aro Gipuzkoa Basket, e UCAM Murcia, antes de ser uma das escolhas do Atlanta Hawks no draft de 2013 na NBA.

Apesar de ter sido selecionado pelo time da Geórgia, Raulzinho só fez a sua estreia na principal liga do basquete mundial dois anos depois, quando foi contratado pelo Utah Jazz. O armador também teve passagens por Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers. Já na seleção brasileira, Raulzionho participou de três Jogos Olímpicos (Londres-2012, Rio-2016 e Paris-2024), além de três Campeonatos Mundiais (2010, 2014 e 2023).

Recuperação

Nas últimas duas temporadas, Raulzinho sofreu com algumas lesões. Durante a Copa do Mundo de 2023, o armador rompeu o tendão patelar do joelho direito, perdendo toda a temporada de clubes na sequência. Ele retornou pela seleção brasileira, mas sofreu um estiramento na coxa esquerda em um amistoso antes do Pré-Olímpico. Raulzinho conseguiu voltar a tempo de entrar em quadra nos jogos contra Japão e Estados Unidos em Paris.

Por isso, Raulzinho quer ser cauteloso nesse início de temporada do NBB e ainda não sabe se irá fazer a sua estreia já na próxima partida do Pinheiros no dia 21 de outubro contra o Vasco R10 Score. “Primeiro preciso ver como irei sair nos treinos. Desde Paris não treinei mais cinco contra cinco, mas meu objetivo é estar preparado para jogar. Se estiver bem e o Galvani precisar, posso jogar, mas primeiro quero ver com vou me sentir nos treinos”, explicou o armador.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Basquete