Três partidas abriram a segunda da rodada do Novo Basquete Brasil (NBB) 2024/2025 nesta segunda-feira (14). Entre os seis clubes que estiveram em ação, o Corinthians foi o único que estreou na competição. Paulistano/Corpe e Pinheiros fizeram o clássico paulista no ginásio Antônio Prado Jr, casa do clube vermelho e branco, e os mandantes atropelaram o rival: 80 a 62. Já o Timão recebeu o Pato Basquete, no Wlamir Marques, e perdeu de 89 a 86. Por fim, o Mogi das Cruzes foi o anfitrião diante do Botafogo, no Professor Hugo Ramos, e saiu derrotado na prorrogação por 72 a 70.
- Flamengo atropela Botafogo em título na base feminina
- Eficiente, Minas vence União Corinthians e mantém topo do NBB
- Bauru vence Pinheiros e se mantém perto dos líderes do NBB
- Em final emocionante, São Paulo bate Fortaleza fora de casa
- Com folga, Paulistano derrota o Unifacisa e volta a vencer no NBB
Domínio do Paulistano
Em São Paulo, o Paulistano dominou o clássico contra o Pinheiros em duelo pelo NBB e os principais nomes do vencedor foram o ala/armador estadunidense Kevin Crescenzi e o armador argentino Santiago Ferreyra, ambos com 18 pontos. Os dois terminaram na liderança entre os pontuadores do confronto. Pelo lado derrotado, os destaques foram o ala/armador Jimmy, com 16, e o pivô Da Silva, 11. O triunfo dos comandados de Demétrius Ferracciú foi construído devido ao aproveitamento bem superior nos arremessos de três pontos, com 13 acertos contra apenas três.
Os dois primeiros períodos foram cruciais para o resultado positivo do Paulistano. No primeiro, o time da casa chegou a abrir 15 a 0, com os primeiros três pontos do jogo sendo anotados por Ferreyra. Os dez minutos iniciais terminaram com os mandantes vencendo por 16 pontos: 29 a 13. O armador argentino marcou nove do total de pontos da equipe. No segundo, o armador Gabriel Landeira assumiu o protagonismo e fez sete, em mais uma liderança, desta vez, por 24 a 13. O Pinheiros pontuou mais nos dois quartos finais, porém, o Paulistano administrou a liderança e venceu o primeiro jogo pelo NBB.
Estreia com derrota
O Corinthians entrou em quadra pela primeira vez no NBB 2024/25 e perdeu para o Pato em confronto bastante acirrado. O time paranaense conquistou seu primeiro triunfo na competição após duas rodadas, já que perdeu para o Pinheiros na estreia. O maior protagonista da equipe vitoriosa foi o pivô Gabriel Novaes, com duplo-duplo: 32 pontos e 12 rebotes. Ainda pelo time visitante, o armador Cauê igualmente contribuiu com dois dígitos em dois fundamentos: 11 pontos e 12 assistências.
Além deles, mais dois atletas do Pato foram bem na pontuação. O ala venezuelano José Materan fez 19, com destaque nas bolas de três pontos. Já o ala/pivô Arthur deixou a quadra com 14. Pelo lado do Corinthians, o ala Cauê Borges liderou a pontuação com 19, seguido pelo ala/pivô Victão, 18, o ala estadunidense Thornton, 14, e o pivô Du Sommer e o ala Johnson, ambos com dez acertos. Os visitantes foram superiores na eficiência nos arremessos de dois pontos e isso pesou para o placar favorável.
Deu Fogão no tempo extra
Corinthians e Pato tinha tudo para ter sido o embate mais equilibrado da segunda rodada do NBB. No entanto, isso não se confirmou por causa da partida disputada em Mogi das Cruzes. Mogi e Botafogo foram para o intervalo empatados em 29 a 29 e terminaram o tempo normal em igualdade: 65 a 65. Na prorrogação, três jogadores foram determinantes no resultado, com o armador Matheusinho fazendo três pontos e o armador Arthur Pecos e o pivô Mathias, ambos com dois.
O armador Raffael Menca, do Mogi, foi o maior pontuador do jogo, com 21 pontos. O segundo colocado em bolas na cesta também saiu do time mandante, já que o ala/armador Gregate ajudou com 16 e ainda pegou 11 rebotes. Do lado vencedor, o ala Derick acabou como líder em acertos, com 14. O técnico Sebastián Figueredo e seus comandados chegaram ao segundo triunfo no NBB, pois haviam derrotado na rodada inaugural o Farma Conde/São José, também fora de casa, por 81 a 70.