Siga o OTD

Basquete

Heróico, Vasco bate Flamengo por um ponto no primeiro clássico da história pelo NBB

O primeiro Clássico dos Milhões da história do NBB é do Vasco da Gama. Em confronto emocionante e digno de um clássico, o Gigante do Basquete se sobressaiu nos momentos finais e venceu o rival Flamengo, na tarde deste sábado, na Rio Arena, pelo placar de 78 a 77. A partida foi realizada de portões fechados em virtude da ausência da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que informou a falta de efetivo para atender à partida com pouquíssimo tempo hábil para quaisquer tomadas de decisões.

Nezinho, armador de 36 anos do Vasco, foi o destaque da partida ao registrar 22 pontos, com direito a quatro bolas de 3 pontos, e três assistências (20 de eficiência). “Essa é uma vitória que significa muito. Não estamos tão bem na tabela e precisamos de vitórias. É claro que uma vitória contra o Flamengo é bem diferente. O clima no clube muda e nosso astral e confiança aumentam também. Não podemos oscilar tanto no campeonato. Temos noção disso e vamos nos preparar para nos próximos jogos não repetir o péssimo jogo que fizemos contra o Minas”, comentou o jogador.

Esta foi a nona vitória do clube de São Januário em 16 partidas no NBB (56,3% de aproveitamento), sétima melhor campanha do campeonato, junto de Franca Basquete/Magazine Luiza e Campo Mourão Basquete. Por sua vez, o Flamengo perdeu segue na vice-liderança, agora com 12 triunfos em 17 jogos (70,5% de aproveitamento).

O Flamengo entrou em quadra com três importantes desfalques: Marcelinho Machado, Ricardo Fischer e Humberto, todos lesionados, e o pivô norte-americano Hakeem Rollins, que não estava inscrito no NBB na data original do confronto, válido pelo primeiro turno.

Com defesa sufocante, o Flamengo iniciou o clássico mostrando a que veio. O Vasco encontrou muitas dificuldades diante da marcação pressionada dos rubro-negros, principalmente em cima de David Jackson. Também abusando dos rebotes ofensivos, o clube da Gávea abriu vantagem e fechou o primeiro quarto com 11 pontos de frente: 22 a 11.

O time de São Januário não deixou barato e, no segundo quarto, mudou o cenário da partida. Depois de ver o rival abrir 13 pontos (24 a 11), a equipe do técnico Dedé Barbosa colocou a mão na forma e, com cinco bolas de 3 pontos (três de Nezinho e duas de Palácios), reagiu e chegou a empatar a partida (32 a 32). No entanto, o Fla segurou a pressão, não permitiu a virada e foi para o intervalo ganhando: 38 a 35.

Na volta do intervalo, o Vasco, enfim, conseguiu a virada. Com Nezinho e Hélio chamando o jogo, a equipe vascaína não só virou como ainda abriu sete pontos e aproveitou seu ótimo momento na partida (58 a 51). O Flamengo não permitiu que o jogo saísse do controle e foi para o último quarto com cinco pontos atrás: 64 a 59.

Com corrida de 7 a 0, o Flamengo começou o período final de maneira arrasadora e virando jogo (66 a 64). A partir daí, as duas equipes começaram a trocar de liderança no placar e o duelo foi decidido apenas nos segundos finais. No minuto final, Pedrinho Rava foi “carudo” e fez linda bandeja no meio do garrafão para deixor o Fla em vantagem (77 a 76) restando 34 segundos para acabar.

Mas deu Vasco: Já no ataque seguinte, David Jackson fez um back-door em cima de Ronald Ramon e fez uma bandeja livre embaixo da cesta, que devolveu a vantagem ao Vasco da Gama (78 a 77) faltando 26 segundos para o fim. Na sequência, o Flamengo teve a chance de efetuar a virada, mas desperdiçou duas posses de bola, mesmo com os erros de lance livre de Fiorotto, e não conseguiu a virada. Placar final: 78 a 77.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete