Com o final da temporada regular da WNBA, apenas uma das três brasileiras que disputaram a competição vai disputar os playoffs. É exatamente a mais experiente delas, Damiris Dantas, de 31 anos, que avançou com o Indiana Fever para as quartas de final, enquanto as novatas Kamilla Cardoso, de 23, e Stephanie Soares, de 24, foram eliminadas atuando, respectivamente, por Chicago Sky e Dallas Wings.
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Apesar de ter sido a única brasileira a se classificar para os playoffs, Damiris Dantas teve o início da temporada prejudicado por uma lesão no joelho e só fez sua estreia em julho. Mesmo assim, esteve em quadra em 20 das 40 partidas do Indiana Fever com uma média de 4,4 pontos, 2,2 rebotes e 0,6 assistências. Depois da parada para os Jogos Olímpicos, ela começou a ser melhor aproveitada, ficando mais tempo em quadra e tendo bons desempenhos como nos jogos contra o Atlanta Dream, no fim de agosto, e contra o Las Vegas Aces, semana passada, quando marcou 11 pontos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Damiris Dantas também mostrou seu poder de decisão no último domingo ao marcar duas cestas decisivas de três pontos para garantir a vitória de 110 a 109 sobre o Dallas Wings. O crescimento da brasileira e sua experiência serão importantes nos confrontos dos playoffs contra o Connecticut Sun. Sexto colocado na temporada regular, o Indiana Fever vai enfrentar o terceiro, contra quem jogou quatro vezes no campeonato e perdeu três. O principal destaque da equipe na temporada é caloura Caitlin Clark, líder em assistências e em número de bolas de três convertidas em 2024.
Kamilla Cardoso esteve entre os grandes nomes da temporada
Apesar de não ter conseguido se classificar para os playoffs em sua primeira temporada na WNBA, Kamilla Cardoso deixou sua marca. Ela atuou em 32 dos 40 jogos do Chicago Sky, que terminou em décimo lugar, e teve como média 9,8 pontos, 7,9 rebotes e 1,7 assistências. A brasileira termina 2024 como a terceira melhor reboteira ofensiva, a segunda em porcentagem de pontos no garrafão e a segunda em acerto de arremessos de dois pontos.
Kamilla Cardoso teve vários momentos de brilho ao longo da temporada regular da WNBA como nos 22 pontos que fez na derrota de 79 a 74 diante do Minnesota Lynx no começo de setembro ou quando pegou 14 rebotes na vitória de 90 a 86 diante do Los Angeles Sparks no meio de agosto. Além de tudo isso, a brasileira ficou famosa pelos tocos que distribuiu ao longo de todo o ano.
Stephanie Soares foi coadjuvante na fraca campanha do Dallas Wings
Das três brasileiras, a que teve menor brilho foi Stephanie Soares. A brasileira foi coadjuvante na fraca campanha do Dallas Wings, que terminou em penúltimo lugar com apenas nove vitórias em 40 jogos. A atleta de 23 anos disputou 22 jogos, mas teve poucos minutos de quadra na maioria deles. Com isso, teve apenas uma média de 1,1 ponto, 2,1 rebotes e 0,5 assistências.