8 5
Siga o OTD

Basquete

Kamilla Cardoso fala sobre a sua ida aos EUA: “Tive medo”

Kamilla Cardoso fala sobre as dificuldades da sua ida aos Estados Unidos em busca do sonho de jogar na WNBA

Kamilla Cardoso, Wnba Chicago Sky
Divulgação: Kamilla Cardoso

Ainda na sua primeira temporada na WNBA, Kamilla Cardoso já é uma das principais estrelas em ascenção na liga. Mas para isso ser possível, uma jovem Kamilla de 14 anos precisou ‘deixar a família para trás’ e sair de Montes Claros, Minas Gerais, para seguir o seu sonho nos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (12), a brasileira apareceu em um vídeo especial de sua equipe, o Chicago Sky, contando sobre as dificuldades do começo de sua jornada no basquete.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

“Crescer no Brasil foi muito difícil. Vim de uma família que não tinha muito, mas minha mãe sempre fez questão de trabalhar ao máximo para fornecer tudo o que eu e minha irmã precisávamos. Eu não tinha ninguém para ficar em casa comigo pois minha irmã tinha treino de basquete. Por isso eu costumava ir com ela para a arena e ficar sentado na arquibancada esperando ela terminar”.

“Foi assim que comecei a jogar, e desde já me apaixonei pelo esporte. Então decidi que era isso que eu queria fazer para a vida. Eu quero jogar profissionalmente. Eu quero chegar à WNBA”, completou Kamilla.

“Sou apenas uma garota de 14 anos que deixou seu país natal para ir atrás de seus sonhos”

A brasileira contou que a sua ida aos Estados Unidos aconteceu apenas um dia após ela completar 14 anos de idade. Além disso, essa foi a primeira vez que Cardoso saiu do país e ficou longe de sua família.

“Eu estava super animada, mas ainda estava nervosa, estava com medo. Perder minha família era meu maior medo. Nos primeiros quatro anos, senti muita saudade de casa. Mas eu costumava ligar para minha mãe e minha irmã todas as noites. Eles costumavam me dizer ‘há dias melhores pela frente, nunca desista, apenas continue perseguindo seus sonhos’. E foi isso que eu fiz”,

Estrela em ascenção

O sucesso de Kamilla Cardoso nos Estados Unidos não começou na WNBA. Com os seus 2,01m de altura, Kamilla foi o pilar do time da Universidade da Carolina do Sul, o South Carolina Gamecocks, na conquista do título da NCAA em 2023, o principal do basquete universitário americano. Na final, foi eleita a melhor jogadora em quadra. Aliás, a brasileira se tornou bicampeã da NCAA, já que ela também estava presente na conquista do título do ano anterior, mas como reservma. Memso assim, Kamila foi eleita a melhor sexta jogadora da Conferência Sudeste.

Assim, os caminhos para a tão sonhada WNBA se abriram, e a brasileira foi draftada pelo Chicago Sky como a terceira escolha geral. Desde que estreou na liga, Kamilla tem sido essencial para que a franquia siga tendo chances de avançar aos playoffs. Cardoso já anotou seis duplos-duplos na temporada (recorde de uma caloura brasileira na WNBA) e tem mantido médias de 9.8 pontos, 8.0 rebotes e 1.4 tocos por jogo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Basquete