Duas partidas agitaram esta quinta-feira (12) pela segunda fase do Campeonato Paulista 2024 de basquete masculino. Já classificados às quartas de final, São Paulo, Corinthians, Sesi Franca e Paulistano entraram em quadra com objetivo de melhorarem suas colocações visando a continuidade da competição. Junto com o Pinheiros, os quatro ficaram entre os cinco primeiros da etapa inicial do evento. Nos duelos do dia, o Tricolor ganhou do Timão, por 79 a 69, e o Paulistano bateu Franca, por 73 a 71.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
O próximo compromisso do São Paulo pela fase de Realinhamento do Campeonato Paulista será no domingo (15), às 11h, diante do Pinheiros, no ginásio Henrique Vilaboim. Por outro lado, o Corinthians jogará novamente apenas na segunda-feira (16), como mandante, contra o Paulistano/CORPe, às 19h. Sobre os outros dois times que jogaram nesta quinta, o Sesi Franca voltará à ação na quarta-feira (18) contra Pinheiros, às 20h no Pedrocão. No mesmo dia, o Paulistano encara o São Paulo em casa, às 19h30.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Domínio Tricolor
Jogando em seu ginásio, no Morumbi, o São Paulo foi dominante diante do Corinthians no triunfo por dez pontos de diferença: 79 a 69. Os mandantes foram melhores em quadra desde o apito inicial. O time da casa abriu os dez minutos inicial com liderança de 23 a 16. No segundo período, o Tricolor sofreu uma queda no rendimento ofensivo, mas sustentou a dianteira com boa defesa: 17 a 16. Os times foram para o intervalo com os são-paulinos ganhando por 40 a 32.
Com desempenho sólido e consistente, o São Paulo continuou se destacando tanto na defesa quanto no ataque e, desta forma, controlando o ritmo do jogo. No terceiro quarto, os dois ataques prevaleceram diante das defesas. O Corinthians, pela primeira vez, alcançou mais de 20 pontos, com 22, porém, mesmo com esse crescimento ofensivo, o Timão seguiu atrás do Tricolor, que anotou 25: 65 a 54. Nos dez minutos finais, o nível técnico caiu e o clube alvinegro ganhou por 15 a 14, com placar final em: 79 a 69.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O maior pontuador da partida foi o ala-armador Corderro Bennett, com 19 pontos. Ele ainda contribuiu com seis rebotes e quatro assistências. Além dele, mais quatro atletas do Tricolor alcançaram dois dígitos em cestas: Tyrone Curnell, ala-pivô, com 14, Vitor Faverani, pivô, 13, Henrique Coelho, armador, 12, e Ricardo Fischer, armador, dez. Pelo lado do Corinthians, Vitão Camilo anotou duplo-duplo, com 18 pontos e 11 rebotes. Já o pivô Lucas Cauê também deixou a quadra com 18 acertos.
Virada nos dez minutos finais
Ainda pelo Paulista, o Sesi Franca recebeu o Paulistano em partida marcada por bastante emoção. Os mandantes foram superiores e ficaram na dianteira do marcador nos três primeiros quartos. Porém, nos dez minutos finais, os francanos viram a vantagem escorrer pelas mãos nos segundos derradeiros do quarto decisivo. No início do jogo, as defesas foram bem e deixaram a pontuação do jogo bem baixa. Mesmo assim, os comandados do técnico Helinho lideraram os dois primeiros quartos.
Com ataques neutralizados pelas defesas, os dois períodos iniciais foram de baixa eficiência ofensiva com Franca ganhando, respectivamente, por 16 a 13 e 18 a 16. Com isso, os donos da casa foram para o intervalo no ginásio Pedrocão ganhando por 34 a 29. Na volta, os times se mostraram mais inspirados e elevaram a performance ofensiva. Ambos cresceram, mas Franca seguiu melhor que o Paulistano: 25 a 23. Os mandantes foram para os dez minutos finais com sete pontos de vantagem: 59 a 52
Nos dez minutos finais, o Paulistano controlou as ações, neutralizando o ataque rival e pontuando com mais facilidade. Com o placar em 71 a 69 contrário, o clube da capital acertou uma bola de três pontos, virando a partida para 71 a 72 faltando somente vinte segundos para o encerramento. Mais adiante, uma falta cometida pelo Franca decretou o triunfo do Paulistano por 73 a 71 deixando o público do ginásio Pedrocão em silêncio quando o cronômetro zerou.
Destaques individuais
O líder na pontuação do confronto foi o armador Santiago Ferreyra, do Paulistano, com 22 pontos. Quem também alcançou dois dígitos pelo time visitante foi o ala-armador Kevin Crescenzi, com 15. Do lado do Sesi Franco, o cestinha do time foi o ala-armador Georginho de Paula, que deixou a quadra com 18. Ainda pelos donos da casa, o ala Didi Louzada contribuiu com 13 pontos.