Siga o OTD

Basquete

Brasil toma vira da Argentina e fica com o vice no Sul-Americano

Brasil perde de virada para a Argentina por 84 a 76 e fica com o vice-campeonato do Sul-Americano de basquete feminino

brasil, basquete, feminino, sul-americano, Argentina
Divulgação: FIBA South American Women's Championship 2024

Derrota amarga! O sonho do 28º título no Sul-Americano de basquete feminino está adiado para o Brasil. Neste sábado (7), a seleção brasileira perdeu novamente para a Argentina e ficou com o vice-campeonato. Desta vez, a derrota veio pelo placar de 84 a 76. Assim, as ‘hermanas’ conquistaram o terceiro título na história, sendo o segundo nas últimas três edições.

O jogo

A partida representava a chance de uma possível revanche para as brasileiras, já que o Brasil perdeu para a Argentina na abertura do Sul-Americano, por 75 a 48. A seleção brasileira, inclusive, aparentou ser capaz de dar o troco na grande final, dominando o primeiro quarto do confronto por 29 a 20. No entanto, a equipe sofreu um “apagão” nos dois períodos seguintes, perdendo a vantagem e indo para o útlimo quarto com o empate em 62 a 62.

Nos dez minutos finais, a Argentina jogou melhor e estev à frente no placar durante quase todo o tempo. O Brasil até esboçou uma reção e chegou a empatar o jogo em 76 a 76 faltando menos de 2 minutos no relógio. Porém, a seleção brasileira não conseguiu mais marcar pontos e acabou perdendo a partida.

O Brasil segue sendo disparado o maior vencedor do Sul-Americano de basquete feminino, com 27 títulos em 38 edições. Além disso, a seleção só ficou fora do pódio duas vezes na história, em 1948 e 1950. A super hegemonia, no entanto, parece finalmente estar ameaçada por um rival à altura. Mesmo assim, vale lembrar que o Brasil não disputa o torneio com a melhor equipe possível. Isso porque as maiores estrelas do país, que estão na WNBA, não foram convocadas.

Os destaques

Pelo lado brasileiro, Emanuely de Oliveira foi a grande jogadora da equipe. A pivô foi a cestinha da partida com 23 pontos, além de dois rebotes e três assistências. Cacá Martins também teve grande atuação, e anotou um duplo-duplo de 14 pontos e 14 assistências.

Já do lado das argentinas, o grande destaque ficou na atuação coletiva. Ao todo, cicno jogadoras alcançaram o duplo dígito na pontuação. Por fim, Amaiquen Siciliano e Melisa Gretter lideraram a equipe em pontos, com 16 cada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Basquete