O Brasil conquistou sua primeira vitória no Qualificatório Pré-Mundial de basquete feminino nesta segunda-feira (19). No torneio realizado na cidade de Kigali, em Ruanda, a seleção brasileira fez uma partida dura contra as Filipinas na estreia. Com muita emoção na reta final, o triunfo veio com 77 a 74 no placar.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
A cestinha do Brasil na partida foi Letícia Josefino, que anotou 15 pontos. Contudo, o destaque ficou com Maria Albiero, que marcou 15 pontos, pegou cinco rebotes e deu cinco assistências para fechar com 18 em eficiência. Emanuely de Oliveira e Cacá Martins também se destacaram pontuando na casa dos dois dígitos.
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
O Brasil ainda tem no grupo a Hungria e Senegal. E cruza nas semifinais, caso fique entre os dois primeiros da chave, com o grupo que tem Ruanda, Argentina, Líbano e Reino Unido. Apenas o campeão do Qualificatório se classifica para o Pré-Mundial de basquete feminino. Contudo, quem não garantir agora um lugar, tem mais uma chance via copas continentais em 2025.
Resumo do jogo
O Brasil demorou para se encontrar no começo do jogo. Cometendo erros e até faltas ofensivas, o time viu as Filipinas saírem na frente do placar. Apesar disso, a distância no placar não era longa e as brasileiras conseguiram buscar a virada na reta final do primeiro período: 20 a 15.
Assim como o primeiro, o segundo quarto também começou complicado para o Brasil. As Filipinas até chegaram a abrir vantagem no placar novamente, mas as brasileiras conseguiram terminar a parcial na liderança por um ponto: 40 a 39.
Na volta do intervalo, o Brasil começou melhor e chegou a ensaiar abrir uma vantagem na casa dos dois dígitos. Entretanto, as adversárias tiveram uma boa sequência na reta final e deixaram a diferença em apenas três pontos: 60 a 57.
No último período, a emoção tomou conta. O jogo estava empatado em 74 a 74 faltando cerca de 2 minutos para o fim. As duas equipes amassaram o aro e o diferencial para a vitória brasileira foram duas faltas que viraram lances livres e deram três pontos.