A seleção brasileira de basquete masculino já tem a “receita” para avançar de fase nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (19), o técnico Aleksandar Petrovic destacou que a equipe foca em vencer o Japão para avançar de fase na competição. O duelo acontecerá em 2 de agosto, na última rodada da fase de grupos.
+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
“Nosso foco fundamental é o Japão. Ganhando do Japão e perdendo de menos que Porto Rico perde contra os Estados Unidos ou Sérvia, o Brasil já se classifica para as quartas de final. Se ganhamos da França e depois perdemos do Japão, estamos fora. Vai ser uma coisa linda jogar dia 27 contra Wembanyama e a França diante de 25 mil pessoas, mas nossa obrigação é o Japão”, falou o croata.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Há três grupos com quatro seleções cada ano torneio olímpico de basquete masculino de Paris-2024. O Brasil está no grupo A junto com França, Alemanha e Japão. Os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados no geral avançam às quartas de final. Por isso, a seleção brasileira pode avançar de fase se ganhar do Japão e perder da França e da Alemanha, adversários fortes.
Análise dos adversários
A França é a dona da casa, é atual vice-campeã olímpica e conta com uma das maiores estrelas do basquete atual: Victor Wembanyama, que atua pelo San Antônio Spurs, da NBA. A Alemanha é a atual campeã mundial e também conta com grandes jogadores da NBA, como os irmãos Wagner (Orlando Magic), Dennis Schroder (Brooklyn Nets) e Daniel Theis (New Orleans Pelicans).
“A França tem muita dependência pelos homens altos. Creio que temos duas ou três opções para enfrentá-los. Esse tipo de jogo é muito importante começar bem e abrir a quadra o máximo possível. Já Alemanha está um pouco mais forte do que o ano passado, quando foi campeã mundial. Por isso, acho que é mais forte do que a França. Temos que estar preparados para todos, mas nosso foco é o Japão”, analisou Petrovic.
Para o treinador, o Brasil sai em vantagem no confronto contra o Japão porque já sabe como lidar com o adversário. A seleção também conta com Léo Meindl, que joga no país asiático pelo Alvark Tokyo, e conhece bem o jogo japonês. Além disso, a equipe verde-amarela se saiu bem contra Filipinas há algumas semanas, que se assemelha muito com o estilo do Japão.
“Uma coisa muito importante para nós é que enfrentamos na semifinal do Pré-Olímpico uma equipe que joga de uma maneira muito parecida com o Japão, que é as Filipinas. Temos que repetir a defesa que conseguimos contra o Brownlee e contra o Ramos, porque o Japão tem muitos bons chutadores. Nossa vantagem contra eles pode ser um Bruno Caboclo que pode dominar a quadra de uma maneira específica”, concluiu.
Cronograma do Brasil
A estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 será em 27 de julho, no próximo sábado, às 12h15 (horário de Brasília), no Pierre Maurroy Stadium, em Lille. No dia 30, mas às 16h, a equipe enfrentará a Alemanha, no mesmo local. Fechando a primeira fase, jogará contra o Japão no dia 2 de agosto, às 06h, na “partida-chave” para a classificação às quartas de final.