Siga o OTD

Basquete

Petrovic foca em vencer o Japão para avançar na Olimpíada

Treinador da seleção masculina de basquete, acredita que jogo contra o Japão será fundamental em Paris

Aleksandar Petrovic vibra após classificação olímpica para Paris-2024 com o basquete masculino
(Foto: FIBA)

A seleção brasileira de basquete masculino já tem a “receita” para avançar de fase nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (19), o técnico Aleksandar Petrovic destacou que a equipe foca em vencer o Japão para avançar de fase na competição. O duelo acontecerá em 2 de agosto, na última rodada da fase de grupos.

+SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

“Nosso foco fundamental é o Japão. Ganhando do Japão e perdendo de menos que Porto Rico perde contra os Estados Unidos ou Sérvia, o Brasil já se classifica para as quartas de final. Se ganhamos da França e depois perdemos do Japão, estamos fora. Vai ser uma coisa linda jogar dia 27 contra Wembanyama e a França diante de 25 mil pessoas, mas nossa obrigação é o Japão”, falou o croata.

Há três grupos com quatro seleções cada ano torneio olímpico de basquete masculino de Paris-2024. O Brasil está no grupo A junto com França, Alemanha e Japão. Os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados no geral avançam às quartas de final. Por isso, a seleção brasileira pode avançar de fase se ganhar do Japão e perder da França e da Alemanha, adversários fortes.

Análise dos adversários

A França é a dona da casa, é atual vice-campeã olímpica e conta com uma das maiores estrelas do basquete atual: Victor Wembanyama, que atua pelo San Antônio Spurs, da NBA. A Alemanha é a atual campeã mundial e também conta com grandes jogadores da NBA, como os irmãos Wagner (Orlando Magic), Dennis Schroder (Brooklyn Nets) e Daniel Theis (New Orleans Pelicans).

“A França tem muita dependência pelos homens altos. Creio que temos duas ou três opções para enfrentá-los. Esse tipo de jogo é muito importante começar bem e abrir a quadra o máximo possível. Já Alemanha está um pouco mais forte do que o ano passado, quando foi campeã mundial. Por isso, acho que é mais forte do que a França. Temos que estar preparados para todos, mas nosso foco é o Japão”, analisou Petrovic.

Léo Meindl marcando Justin Brownlee contra Filipinas no Pré-Olímpico (Foto: FIBA)

Para o treinador, o Brasil sai em vantagem no confronto contra o Japão porque já sabe como lidar com o adversário. A seleção também conta com Léo Meindl, que joga no país asiático pelo Alvark Tokyo, e conhece bem o jogo japonês. Além disso, a equipe verde-amarela se saiu bem contra Filipinas há algumas semanas, que se assemelha muito com o estilo do Japão.

“Uma coisa muito importante para nós é que enfrentamos na semifinal do Pré-Olímpico uma equipe que joga de uma maneira muito parecida com o Japão, que é as Filipinas. Temos que repetir a defesa que conseguimos contra o Brownlee e contra o Ramos, porque o Japão tem muitos bons chutadores. Nossa vantagem contra eles pode ser um Bruno Caboclo que pode dominar a quadra de uma maneira específica”, concluiu.

Cronograma do Brasil

A estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 será em 27 de julho, no próximo sábado, às 12h15 (horário de Brasília), no Pierre Maurroy Stadium, em Lille. No dia 30, mas às 16h, a equipe enfrentará a Alemanha, no mesmo local. Fechando a primeira fase, jogará contra o Japão no dia 2 de agosto, às 06h, na “partida-chave” para a classificação às quartas de final.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Basquete