Novo treinador! O ex-pivô da seleção brasileira de basquete masculino Tiago Splitter foi anunciado, nesta segunda-feira (15), como o novo treinador do Paris Basketball. A equipe francesa foi integrada recentemente à EuroLeague, sendo o terceiro time do país na mais importante liga da Europa. Ex-jogador e primeiro brasileiro a vencer a NBA, Splitter ocupava o cargo de treinador adjunto do Houston Rockets e do Brasil, onde permanece no cargo. A seleção disputa entre julho e agosto os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Depois de encerrar a carreira profissional em 2017, Tiago Splitter iniciou a nova fase na carreira como olheiro profissional no Brooklyn Nets, em 2019. Por lá, começou com funções adicionais relacionadas ao desenvolvimento do jogador em quadra. No mesmo ano, o brasileiro foi promovido para treinador adjunto da equipe. Quatro anos depois, Splitter mudou de franquia na NBA, indo para o Houston Rockets.
- Brasil perde da Argentina na estreia do Sul-Americano
- Gabi Guimarães marca 15 pontos em vitória do Conegliano
- Oscar Gutierrez perde após tie-break infinito na Itália
- Vasco deslancha no fim e vence Corinthians em São Januário
- Bruna de Paula marca três gols na vitória do Győri na Champions
Desafio difícil
Aos 39 anos de idade, Tiago assume o cargo principal do Paris Basketball, substituindo Tuomas Iisalo, da Finlândia. O treinador finlandês segue o caminho oposto ao se juntar à equipe do Memphis Grizzlies da liga norte-americana de basquete. A sucessão não será fácil, visto que a equipe francesa acabou de conquistar o primeiro título europeu da sua história, a EuroCup. O torneio conta com as melhores equipes europeias que não se classificaram para a Euroliga. Além disso, o clube se sagrou campeão da Leaders Cup, a copa da liga nacional da França.
Por fim, ele também faz parte do quadro da seleção brasileira, que se classificou para os Jogos Olímpicos. A seleção de Aco Petrovic venceu de forma brilhante o Pré-Olímpico de basquete em Riga, na Letônia. Na fase de grupos de Paris-2024, então, o Brasil enfrentará justamente a seleção francesa na primeira rodada, em Lille.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK