A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou, nesta quinta-feira (11), a convocação dos atletas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A lista tem os 12 nomes que participaram do Pré-Olímpico da Letônia na última semana, com a adição dos armadores Elinho e Alexey Borges. Deste grupo, 12 poderão competir na capital francesa.
- Praia ensaia reação, mas é derrotado pela sensação do Mundial
- Após início terrível, Fluminense acorda e vence Barueri
- Bryan Monte é artilheiro em 12º triunfo do Montpellier no Francês
- Caso de racismo encerra Grêmio e River Plate na Ladies Cup
- Flamengo vence Bauru e se mantém na cola do líder no NBB
Os armadores Yago e Raulzinho sofreram lesões durante o Pré-Olímpico, mas seguem em tratamento para disputar os Jogos Olímpicos. Raul teve um estiramento na posterior da coxa direita logo na estreia do Pré-Olímpico. Já Yago, que voltava às quadras após um estiramento de grau 2 na panturrilha esquerda, teve uma contratura na mesma área na final do Pré-Olímpico.
Por conta da situação incerta em relação aos dois grandes jogadores, Elinho Corazza e Alexey Borges foram convocados para integrarem a fase de treinamento antes da disputa dos Jogos Olímpicos. De acordo com a CBB, tanto Yago quanto Raulzinho estão sendo acompanhados por profissionais multidisciplinares da comissão técnica e suas condições físicas estão evoluindo.
Datas principais
Neste momento, todos os atletas estão de folga após a conquista da vaga olímpica. O grupo vai se apresentar em Zagreb, na Croácia, no próximo dia 17, para uma semana de treinos antes de embarque para a França, que acontece em 23 de julho. Já em Lille, onde acontecerão os jogos da primeira fase, o Brasil jogará contra o Canadá em um amistoso com portões fechados.
De volta após oito anos de ausência, o Brasil está no grupo A do torneio olímpico de basquete masculino em Paris-2024. O país jogará contra França, Alemanha e Japão. A seleção comandada por Aleksandar Petrovic fará sua estreia no dia 27, contra os donos da casa, às 12h15 (horário de Brasília). Há três grupos de quatro seleções, em que as duas melhores de cada chave e as duas melhores terceiras colocadas no geral vão ao mata-mata.
Convocação do basquete masculino para os Jogos Olímpicos de Paris-2024:
Marcelo Huertas – Tenerife (ESP)
Yago Mateus – Estrela Vermelha (SRB)
Raul Neto – Free Agent
Alexey Borges – Free Agent
Elinho Corazza – Corinthians (BRA)
George de Paula – SESI Franca (BRA)
Vitor Benite – Free Agent
Léo Meindl – Tokyo (JPN)
Guilherme Santos – Golden State Warriors (EUA)
Didi Louzada – Free Agent
Bruno Caboclo – Partizan Belgrado (SRB)
João Marcelo “Mãozinha” – Free Agent
Lucas Dias – SESI Franca (BRA)
Cristiano Felício – Granada (ESP)