Na final! O Brasil deu mais um passo importante na busca pela vaga olímpica no basquete masculino. Na manhã deste sábado (6), a Seleção Brasileira venceu de virada as Filipinas por 71 a 60 e avançou à grande decisão do Pré-Olímpico da modalidade em Riga, na Letônia. O Brasil agora espera o vencedor do confronto entre Letônia e Camarões para saber o adversário da final.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
É o time da virada! Pela terceira vez seguida a Seleção Brasileira de basquete saiu atrás no placar e precisou buscar a virada no segundo tempo de partida. Contra Montenegro, na estreia, o Brasil chegou a ter 13 pontos de desvanatagem, mas conseguiu virar para 81 a 71.
Em seguida, contra Camarões, a seleção correu o risco de ficar de fora das semifinais, estando atrás em mais de 20 pontos em determinado momento do duelo. Na ocasião, o Brasil não conseguiu virar o placar, mas diminuiu a vantagem para apenas três pontos e garantiu a classificação às semis com a liderança do grupo.
Com o triunfo de hoje, o Brasil vai para a final do Pré-Olímpico de basquete, que garante apenas uma vaga em Paris 2024 para o vencedor. A partida acontece neste domingo (7), às 13h da tarde, contra o vencedor do duelo entre Letônia e Camarões. O Brasil busca voltar aos Jogos Olímpicos, uma vez que se ausentou em Tóquio-2020.
Números
O Brasil repetiu a formação do confronto anterior e começou a partida com Marcelinho Huertas, Gui Santos, Léo Meindl, Lucas Dias e Bruno Caboclo. Yago Santos, Mãozinha e Georginho entraram ao longo da partida e tiveram alta minutagem. Caboclo teve 29 minutos em quadra, e foi o maior cestinha da equipe com 15 pontos (56% de aproveitamento), além de ter 11 rebotes.
O veterano Marcelinho Huertas também foi um dos destaques do triunfo brasileiro, tendo 13 pontos (43% de aproveitamento) e sete assistências. Enquanto Lucas Dias ficou perto do duplo-dulpo com 10 pontos (44%) e nove rebotes. Pelo lado das Filipinas, o destaque ficou para Jaymar Perez, que apesar de não ter sido o maior cestinha, foi quem teve o melhor aproveitamento da equipe. Perez anotou 10 pontos com 71% nos arremessos em quadra, além de ter três rebotes e duas assistências.
A partida
Novamente, a seleção brasileira começou bem abaixo do esperado na partida. O principal problema esteve no ataque do Brasil, que se mostrou bastante engessado, com poucas infiltrações bem-sucedidas e um péssimo aproveitamento no perímetro. As Filipinas lideraram o primeiro quarto em 22 a 12, mas foram para o intervalo com uma vantagem um pouco menor, em 33 a 27.
Na volta para o segundo tempo, o Brasil veio com uma intensidade muito maior, dominando os rebotes ofensivos e defensivos, além de uma melhora significatica nos arremessos de três pontos. O destaque do triunfo esteve na ótima atuação defensiva, que limitou as Filipinas a apenas 6 pontos no terceiro quarto. Assim, a seleção conseguiu virar rapidamente o placar e foi para o último período com 12 de vantagem em 51 a 39.
Mais confortável na partida, o Brasil foi para o último quarto apenas administrando o placar. As Filipinas pouco fizeram no final da partida e além de não encostarem no placar, viram a seleção brasileira aumentar ainda mais a vantagem.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK