Siga o OTD

Paris 2024

Brasil vence de virada no Pré-Olímpico de basquete

Liderado por Caboclo e Huertas, o Brasil buscou a virada no último quarto e venceu Montenegro por 81 a 72 no Pré-Olímpico de basquete

Brasil, basquete, pré-olímpico, montenegro
Foto: FIBA

Foi com emoção! O Brasil estreou com uma grande vitória no Pré-Olímpico de basquete em Riga, na Letônia. Na manhã desta terça-feira (2), a Seleção Brasileira venceu Montenegro por 81 a 72, no primeiro jogo do Grupo B. O triunfo encaminha a classificação do Brasil para a fase final da competição. Bruno Caboclo com 25 pontos e Marcelinho Huertas com 17 foram os principais destaques da equipe

Formato de disputa

Última chance para a seleção conquistar uma vaga nos Jogos de Paris 2024, o Pré-Olímpico de basquete é dividido em quatro sedes – e cada um deles conta com apenas uma vaga olímpica. O Brasil está na chave sediada na Letônia, no grupo com Montenegro e Camarões. Os dois primeiros colocados avançam para as semifinais, onde enfrentarão os líderes do Grupo A, que conta com as equipes da Letônia, Geórgia e Filipinas. Por fim, vale lembrar que apenas o campeão garante a vaga para os Jogos Olímpicos.

Com a vitória, o Brasil também se aproximou da classificação em primeiro lugar no grupo. Isso porque Montenegro era o adversário mais complicado da primeira fase. Assim, a Seleção Brasileira, caso vença de Camarões, enfrenta o segundo do grupo A, evitando, possivelmente a Letônia, grande favorita para conquistar a vaga.

A partida

Para o confronto desta terça-feira, o técnico da seleção, Aleksandar Petrovic, começou com a formação titular composta por Lucas Dias, Gui Santos, Georginho, Felício e Marcelinho Huertas. Mas logo deu as entradas para Bruno Caboclo, Yago Santos e, posteriormente, Raulzinho na equipe.

O Brasil não teve um bom início na partida, e esteve sempre atrás no placar durante os três primeiros quartos. Com um baixo volume de jogo, a seleção viu Montenegro ditar o ritmo do duelo e fez 23 a 15 no primeiro período. O time europeu ainda chegou a abrir 13 pontos de vantagem no segundo quarto, mas os brasileiros diminuíram para seis antes do intervalo.

Na volta, a Seleção Brasileira defendeu melhor, cresceu na partida e encostou ainda mais no placar. Foram 16 pontos para o Brasil e 14 para Montenegro, deixando a parcial em 56 a 52. A emoção, então, ficou toda para o último quarto do confronto. Liderado por Caboclo e Huertas, o Brasil finalmente passou à frente no placar. A partir de então, a Seleção controlou as ações e administrou bem o resultado para fechar a vitória.

“Há 15 dias, não tinha praticamente nenhum armador, com Yago lesionado, Raul voltando de lesão e sem jogar a temporada inteira, e o Huertas que não tinha se apresentado ainda. Estamos construindo o time e conseguimos encontrar o melhor quinteto para tirar a energia de Montenegro no decorrer do jogo. Vitória importante, que nos coloca no campeonato”, disse Aleksandar Petrovic.

Números do jogo

Os principais destaques do triunfo brasileiro foram Bruno Caboclo e Marcelinho Huertas, Caboclo ficou perto do duplo-duplo, com 25 pontos e 9 rebotes, enquanto Huertas teve 17 pontos e seis assistências. Leonardo Meindl fez boa partida também, com 10 pontos, cinco rebotes e quatro assistências. Já Gui Santos terminou o jogo com nove pontos e oito rebotes.

“Gosto de jogos assim, de enfrentar atletas fortes e bons como o Vucevic. Vou me adaptando ao jogo, entendendo e melhorando. Feliz com a atuação, com a confiança que o grupo tem em mim. Vamos melhorando no campeonato para buscar nosso objetivo que é Paris”, disse Caboclo.

Por outro lado, o destaque de Montenegro foi Nikola Vucevic, pivô do Chicago Bulls na NBA, que teve 17 pontos e 13 rebotes. Ao lado dele, Marko Simonovic também foi destaque com 15 pontos e seis rebotes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Paris 2024