Rumo aos playoffs! As seleções sub-18 do Brasil e Porto Rico se enfrentaram, nesta quarta-feira (19), na Americup de basquete feminino. Com uma vitória cada, as duas equipes foram à quadra para decidir a posição da classificação ao mata-mata do torneio. Quem se deu bem foram as brasileiras, que venceram o confronto direto por 59 a 50.
- João Fonseca vira contra Tien e é campeão do Next Gen Finals
- Diego Gobbi sobre LA-28: ‘vou lutar por vaga para o Brasil’
- Sada Cruzeiro fecha 2024 na liderança da Superliga Masculina
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
A Americup sub-18 reúne as melhores oito seleções do continente, sendo um torneio valioso de formação das novas gerações de atletas. Para a edição de 2024, a competição dividiu as equipes em dois grupos. O Brasil esteve na segunda chave, com Estados Unidos, México e Porto Rico. A fase grupos não têm caráter eliminatório, e serve apenas para o ranqueamento das equipes para as quartas de final.
Na estreia, a Seleção Brasileira perdeu diante da forte seleção estadunidense, por 97 a 51. Em seguida, triunfou contra as mexicanas por 75 a 65, mantendo a esperança da classificação em segundo lugar. Da mesma forma, a equipe porto-riquenha também perdeu para as norte-americanas (22 a 102), e venceu o México (69 a 64).
A partida
O equilíbrio marcou o duelo desta quarta-feira, com as duas equipes disputando ponto a ponto a liderança da partida. No primeiro quarto, o Brasil começou ligeiramente melhor, abrindo quatro pontos de vantagem logo no começo. No entanto, as porto-riquenhas não se descolaram das brasileiras, reagiram e empataram o placar em 16 a 16 no final do quarto.
Na parcial seguinte, o roteiro se manteve e nenhum time conseguiu ficar à frente confortavelmente. A Seleção Brasileira forçou vários arremessos de três pontos sem efetividade e viu Porto Rico liderar o placar no final do quarto em 25 a 24. Porém, justamente em uma bola de três, de Micaela, o Brasil voltou à frente em 27 a 24.
O segundo tempo começou com a seleção porto-riquenha melhor, virando o placar para 31 a 27 em poucas posses. No entanto, o Brasil foi calmamente tomando as rédeas da partida, conseguindo finalizar o terceiro quarto com sete pontos à frente, em 45 a 38. No final do último quarto Porto Rico chegou ameaçar uma reação, mas as brasileiras controlaram o relógio e fecharam a partida em 59 a 50.
Por fim, os destaques do Brasil foram Ayla McDowell, com 18 pontos e 7 rebotes, Heloísa com 15pontos e 13 rebotes e Manu com 12 pontos e 12 rebotes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK