8 5
Siga o OTD

Basquete

Minas briga até o fim e força jogo cinco contra o Sesi Franca

Após duas prorrogações, o Minas venceu o Sesi Franca, com Chuzito decisivo na fase final, e forçou jogo cinco na semifinal do NBB

Minas Sesi Franca NBB
Minas mostra raça, luta bastante e força jogo cinco na semifinal contra o Sesi Franca (Foto: Marcos Limonti/SFB)

O adversário do Flamengo na decisão do Novo Basquete Brasil 2023/24 (NBB) será definido apenas na quinta partida. Neste sábado (25), o Minas Tênis Clube derrotou o Sesi Franca como visitante pela primeira vez na temporada, após duas prorrogações, e igualou a série semifinal em 2 a 2. A partida foi disputada no ginásio Pedrocão e o clube minastenista levou a melhor por 93 a 91 com muita luta e emoção até o último lance.

O pivô Paranhos, do Minas, foi o cestinha da partida com 20 pontos. Ele ainda contribuiu com 14 rebotes, anotando um duplo-duplo. Com apenas um ponto a menos, o armador Barella e o ala/armador Chuzito apareceram com 19, com o segundo deles determinante na segunda prorrogação. Pelo lado do Sesi Franca, o maior pontuador foi o ala/armador David Jackson, também com 19. E o atleta estadunidense igualmente conseguiu dois dígitos em dois fundamentos com mais dez rebotes.

Minas agressivo e com volume

A partida começou equilibrada, com o Minas tendo mais volume e o Sesi Franca bem eficiente. O time mandante foi conduzido no início por David Jackson e Scala. O estadunidense contribuiu com seis pontos e o argentino com oito. O clube minastenista teve mais chances de pontuar porque foi dominante nos rebotes ofensivos (6 a 0). Os destaques dos visitantes nos primeiros dez minutos de jogo foram Baralle, com cinco pontos, e Fuzaro e Paranhos contribuíram com mais quatro cada um: 21 a 21.

No segundo período a qualidade técnica caiu. Os times produziram menos, mas com o Minas um pouco superior e o Sesi Franca com baixo aproveitamento nos arremessos de quadra. Os comandados de Leonardo Costa foram mais agressivos e forçaram com que o Sesi Franca tentasse neutralizar os ataques com faltas. O clube minastenista fez cinco pontos em lances livres contra apenas dois do francano. Paranhos e Vezaro lideraram com quatro certos, mesmo número de pontos de Márcio.

Sesi Franca cresce nas bolas de três

Os primeiros dez minutos do segundo tempo começaram com Minas vencendo Sesi Franca por 37 a 32. Atrás no placar, o time dirigido por Helinho voltou com tudo e apostando nos arremessos de três. E a estratégia foi bem-sucedida. Foram 27 pontos feitos, sendo 15 deles em bolas do perímetro. Hinkle anotou seus primeiros pontos no terceiro quarto e liderou a pontuação com nove, sendo seis de longa distância. Com volume e qualidade ofensiva, os francanos fizeram 27 a 16, virando para a 59 a 53.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com seis pontos de desvantagem, o Minas precisava reverter o cenário para seguir vivo no NBB. E o último quarto foi de superioridade do clube minastenista, com Chuzito como destaque. O argentino anotou seis pontos, sendo dois deles nos segundos finais para empatar em 71 a 71. Além da eficiência do atleta do time mineiro, a prorrogação só aconteceu por um erro de lance livre de David Jackson na jogada anterior, deixando a diferença em apenas dois pontos.

Chuzito decisivo

Na prorrogação, as equipes ficaram trocando cestas e empatadas nos quatro minutos iniciais. Com cronômetro entrando no minuto final, Lucas Dias converteu arremesso certeiro de dois pontos: 82 a 80. Com a bola nas mãoes, o Minas foi ao ataque e Mineiro igualou em 82 a 82 completando usando a tabela após pegar rebote, forçando mais cinco minutos. No segundo tempo extra do jogo, Chuzito desequilibrou e anotou seis dos 11 pontos do Minas contra nove do Sesi Franca: 93 a 91

Encontros entre Franca e Minas no NBB

Sesi Franca e Minas duelaram seis vezes pelo NBB 2023/24 e os comandados do técnico Helinho levaram a melhor na maioria das vezes, com quatro triunfos e apenas duas derrotas. No primeiro turno, pela fase de classificação, o time francano venceu na Arena UniBH, em Belo Horizonte, por 81 a 71. Na partida do returno, Lucas Dias e seus companheiras ganharam em casa, no ginásio Pedrocão, por 95 a 94.

Nas semifinais, o Sesi Franca abriu vantagem vencendo como mandante por 87 a 63. Em seguida, no segundo jogo, o Minas igualou a série diante de sua torcida com vitória por 80 a 67. No terceiro embate, de novo na Arena UniBH, a equipe francana foi superior e ganhou por 82 a 72. No quarto duelo, no retorno ao Pedrocão, o clube minastenista mostrou força e venceu por 93 a 91. A vaga na decisão será definida no sétimo jogo entre os times na temporada do NBB.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete