Dois brasileiros estiveram em quadra neste domingo (19) por suas equipes e um deles saiu com título de um torneio que reúne os clubes da antiga Iugoslávia. Cinco países foram representados na competição, com presença de equipes de Croácia, Bósnia Herzegovina, Montenegro, Eslovénia e Sérvia. Os dois finalistas eram sérvios, com o Estrela Vermelha, do armador Yago, fechando a série diante do rival local Partizan, do ala/pivô Bruno Caboclo, por 3 a 0, com vitória no jogo final por 82 a 76.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
Campeão nacional em três países
O ‘Monstrinho’, apelido de Yago, comandou o Estrela Vermelha na partida derradeira da Liga Adriática de 2024 e, com essa conquista, chega ao segundo título pelo clube. O armador brasileiro, camisa 99 da equipe, contribuiu com 11 pontos, quatro assistências e três rebotes. Ele ficou em quadra na Arena Belgrado por pouco mais de 31 minutos. Os dois cestinhas do time campeão, ambos com 12 acertos, foram Rokas Giedraitis, ala da Lituânia, e Luka Mitrovic, ala/pivô da Sérvia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Do outro lado, Bruno Caboclo jogou por pouco mais de 16 minutos e fechou a partida com apenas quatro pontos, três rebotes e uma assistência. Com 13 pontos, o ala/armador sérvio Danilo Andusic foi um dos destaques da equipe derrotada. Apesar do revés, o cestinha do jogo também foi do Partizan. O líder na pontuação foi o armador Aleksa Avramovic, também da Sérvia, com 17 acertos. A decisão da Liga Adriática com os dois brasileiros foi acompanhada por quase 20 mil pessoas.
Com mais esse troféu, o Estrela Vermelha chega ao pentacampeonato da Liga Adriática, se aproximando do rival Partizan, que tem sete. A conquista do time de Yago foi incontestável, já que havia vencido os dois primeiros jogos do confronto, respectivamente, por 85 a 92 e 80 a 73. O armador da seleção brasileira também já tinha conquistado o título da Copa da Sérvia pelo seu atual clube. Com a conquista, Yago agora é campeão nacional em três países: Brasil (NBB), Alemanha (Ratiopharm Ulm) e Sérvia.
A rivalidade entre os clubes é grande e, antes da partida, dois jogadores, um de cada lado, brigaram nos corredores de acesso aos vestiários. Lazarevic, companheiro de time de Yago, se envolveu em confusão com Nunnally, parceiro de equipe de Bruno Caboclo.
O clássico entre Estrela Vermelha e Partizan pegou fogo antes mesmo do Jogo 3 começar.
— Diegão (@DiegaoM25) May 19, 2024
Nunnally e Lazarevic foram às vias de fato. Yago e Caboclo não se envolveram na confusão.
Lembrando que o Estrela Vermelha, próximo do título, vence a série por 2-0.
pic.twitter.com/WcBBt4duQH