Jogos do Novo Basquete Brasil (NBB) estão sob suspeita de resultados manipulados. Nesta quinta-feira (2), o jornal O Globo, através do blog do Ancelmo Gois, trouxe a informação de que a Federação Internacional de Basquete (FIBA) notificou a Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o campeonato, sobre o assunto.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
A grande questão sobre o tema é que as competições organizadas pela LNB não possuem mais a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB). Ainda segundo apuração do blog do Ancelmo Gois, os jogadores envolvidos na denúncia não estão devidamente registrados no sistema federativo.
- Artilheira das Yaras perto do 100º try no Circuito Mundial
- Damiris flerta com duplo-duplo em derrota na Liga da Turquia
- Rufino, Tofalini e Isaquias dominaram as águas neste ano
- Brasil não supera “maldição” do nono lugar em Olimpíada
- Francisco Porath comemora 2024 e pensa no novo ciclo
Inclusive, a matéria diz que um dos atletas envolvidos é estrangeiro e precisava de um visto de trabalho para permanecer no Brasil. Contudo, ele precisou se transferir para o México antes mesmo das apurações sobre o caso. Além disso, o blog ainda aponta que a CBB vai encaminhar o caso para a Polícia Federal e Ministério Público.
Imbróglio CBB e LNB
Em junho do ano passado, a Confederação Brasileira de Basquete retirou a chancela das competições organizadas pela Liga Nacional de Basquete (LNB). A decisão foi divulgada através de um ofício, ratificado pela Assembleia Geral e Conselho de Administração da CBB.
Como resultado da decisão, o Novo Basquete Brasil (NBB) e a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) perderam a condição de torneios nacionais. Sendo assim, as equipes participantes deixaram de ter acesso às competições entre clubes FIBA (Federação Internacional) como a BCLA, Sul-Americano, Copa Intercontinental e Mundial de Clubes.
Em acordo entre as entidades, Sesi Franca, Flamengo e São Paulo puderam disputar a BCLA seguindo os critérios do ano passado. Contudo, a CBB já lançou um novo campeonato nacional e os clubes inscritos nele devem ter acesso aos próximos torneios FIBA.