Com cesta de três pontos dos segundos finais, Paulinho garantiu a vitória para o Basquete Cearense sobre o Bauru pelo NBB.
Mesmo diante da queda de energia que atingiu 13 Estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil nesta quarta-feira, o Solar Cearense viveu uma noite iluminada. Com bola de 3 pontos de Paulinho Boracini nos últimos segundos, o Carcará bateu o atual campeão nacional Sendi/Bauru Basket, por 81 a 80, e venceu sua segunda seguida no NBB.
Restando nove segundos para o fim, o Basquete Cearense perdia por quatro pontos (80 a 77), quando Paulinho foi para a linha dos lances livres e mudou o desfecho da partida. Depois de acertar a primeira tentativa (80 a 78), o armador errou a segunda, pegou o próprio rebote e converteu uma milagrosa bola de 3 pontos que deu a vitória ao Carcará (81 a 80).
Vindo do banco, Paulinho totalizou 16 pontos (3/5 nas bolas de 3) e duas assistências. Seu companheiro de posição Davi Rossetto registrou 18 pontos e sete rebotes e também foi figura fundamental para a expressiva vitória do time do técnico Alberto Bial, assim como o ala Betinho, cestinha da partida, com 20 pontos, e o ala/pivô Felipe Ribeiro, autor de 12 pontos e nove rebotes.
O Solar Cearense realizou um feito que somente Paulistano/Corpore, Flamengo e Mogi das Cruzes/Helbor conseguiram: vencer os poderosos do interior paulista Sesi Franca e Sendi/Bauru em sequência. Antes dessas vitórias, a equipe do técnico Alberto Bial havia sofrido duas derrotas seguidas na Região Sul, para Banrisul/Caxias Basquete e Joinville/AABJ.
Pouco clutch o nosso capitão! #SouCarcará #NBB pic.twitter.com/G81AwgoioB
— Basquete Cearense (@BasqCearense) 22 de março de 2018
Com as duas vitórias seguidas sobre os gigantes do Estado de São Paulo, o Carcará pulou da décima para a nona colocação, agora com campanha de 12 triunfos em 26 partidas, a mesma do agora décimo colocado Minas Tênis Clube, que tem desvantagem contra os nordestinos.
Do outro lado, o Bauru sofreu sua terceira derrota seguida na competição (Vitória, Mogi e Basquete Cearense) e permaneceu na quinta colocação, com 15 vitórias em 26 jogos, mas viu a distância para Universo/Vitória e Caxias do Sul Basquete, sexto e sétimo colocados, respectivamente, cair para apenas um resultado positivo.
A equipe bauruense teve como destaque Rafael Hettsheimeir, campeão do Torneio de 3 Pontos no final de semana do Jogo das Estrelas 2018, em São Paulo (SP). O pivô registrou um expressivo duplo-duplo de 18 pontos (6/9 nos arremessos de quadra) e 12 rebotes, além de cinco assistências e dois rebotes. Com isso, o camisa 30 do Dragão totalizou expressivos 31 de eficiência.
O Solar Cearense encerra a sua participação na fase de classificação do NBB com duas partidas fora de casa, contra Flamengo (domingo, 11 horas) e Minas Tênis Clube (terça-feira, 19h30). Nos mesmos dias e horários, o Bauru desafiará Botafogo e Vasco da Gama, no Ginásio Panela de Pressão.