Aleksandar Petrovic está de volta ao comando da seleção brasileira de basquete masculino. Depois da saída de Gustavo de Conti, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) anunciou o retorno do treinador croata nesta quinta-feira (18), dois anos e meio após sua primeira passagem. Tiago Splitter, Helinho Garcia, Bruno Savignani e Demétrius Ferraciú serão seus auxiliares.
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Petrovic esteve a frente da seleção brasileira entre outubro de 2017 e setembro de 2021. Naquele período, liderou a equipe na campanha da Copa do Mundo de 2019 e falhou na tentativa de uma vaga olímpica para Tóquio-2020, perdendo a final do Pré-Olímpico de Split. Foram 33 jogos nesse período, com 26 vitórias e sete derrotas, em um aproveitamento de 78%.
A principal missão do croata na nova passagem será classificar o Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. A equipe disputará o Pré-Olímpico Mundial entre 2 e 7 de julho, em Riga, na Letônia, e terá Camarões e Montenegro como adversários na primeira fase, podendo enfrentar Letônia, Filipinas ou Geórgia na sequência. Apenas o campeão garante a vaga olímpica.
“Estou muito feliz de retornar ao comando da seleção brasileira. Agora é focar no Pré-Olímpico da Letônia em busca da vaga olímpica para Paris”, disse Petrovic. “É respeitado em todo o mundo e conhece os desafios que teremos diante das equipes europeias nesse Pré-Olímpico. Ele tem a nossa total confiança, ao lado do Splitter e de toda a CT”, destacou o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.
Aleksandar Petrovic chega para substituir Gustavo de Conti, que estava na seleção brasileira desde setembro de 2021, período em que sucedeu justamente o croata. Helinho Garcia, treinador do Sesi Franca, seguirá como auxiliar técnico, assim como Demétrius Ferracciú, do Paulistano. A função ainda terá a presença de Tiago Splitter, do Houston Rockets, e Bruno Savignani, do Bétis.