O Campeonato Sul-Americano Feminino de basquete 2024 já tem sede definida. Palco dos Jogos Pan-Americanos de 2023, Santiago vai receber o evento que acontece entre agosto e setembro deste ano. O Brasil é o atual campeão do torneio, assim como o maior vencedor com 27 conquistas.
As partidas do Sul-Americano Feminino devem acontecer no Centro de Esportes Coletivos. O Ginásio é o mesmo em que aconteceram as disputas da Ginástica Artística nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.
- João Fonseca vira contra Tien e é campeão do Next Gen Finals
- Diego Gobbi sobre LA-28: ‘vou lutar por vaga para o Brasil’
- Sada Cruzeiro fecha 2024 na liderança da Superliga Masculina
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
Além do Brasil, o torneio vai reunir Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Chile. Assim como o título e medalhas, o Sul-Americano vai duas vagas para a AmeriCupW, a Copa América Feminina de basquete, que por sua vez, define os classificados do Continente para o Pré-Olímpico Mundial para os Jogos de 2028.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No último Sul-Americano Feminino de basquete, em 2022, o Brasil recuperou a hegemonia perdida ao derrotar a Argentina na final. Antes daquela edição, a seleção brasileira vinha de 13 conquistas consecutivas e perderam a decisão de 2018 justamente para as Hermanas. Em 36 edições do torneio, o time verde-amarelo faturou 27 medalhas de ouro, seis pratas e dois bronzes.