A etapa de classificação do Novo Basquete Brasil (NBB) está na reta final. Em duelo isolado deste domingo (7), o Mogi das Cruzes reagiu no segundo tempo e virou o jogo contra o São Paulo. O time dirigido por Fernando Penna, que briga por vaga nos playoffs, venceu por 81 a 79. Com o resultado como mandante, no ginásio Hugo Ramos, o experiente ala Shamell e seus companheiros subiram para 15ª posição e, no momento, estão entre os 16 melhores.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Com 31 pontos, o ala Bennett, do São Paulo, foi o cestinha da partida. Do lado do Mogi, o principal nome em quadra foi o ala/armador Lessa, com 26, no entanto, Shamell, com 18, e o armador Lucas, 11, também tiveram papel importante. Pelo Tricolor, o ala Miller e o pivô Ansaloni foram coadjuvantes de Bennett, o primeiro com 19 acertos e o segundo com 12. Além de vencer em pontos, o time dirigido por Fernando Penna também liderou em bloqueios (34 a 32) e assistências (17 a 14).
Tricolor no comando
A bola subiu e o São Paulo esteve superior nos dez minutos iniciais. A equipe visitante foi mais eficiente e contou com bons desempenhos de dois jogadores: Miller e Ansaloni. O primeiro colaborou com cinco pontos e o segundo com seis. O Tricolor mostrou bom trabalho coletivo, liderando em assistências. Do outro lado, Mogi sofreu e ficou dependente de Lessa, autor de 11, mais da metade dos acertos do time. Os comandados de Bruno Mortari foram melhores nas bolas de dois e nos lances livres: 22 a 19.
Os dois clubes tiveram leve queda de rendimento ofensivo no segundo quarto, porém, a dianteira do São Paulo cresceu de três para sete pontos. Bennett, que ficou o tempo todo em quadra, colocou a bola debaixo do braço e passou a ser fator de desequilíbrio. O camisa 3 dos visitantes anotou incríveis 13 dos 20 pontos do time, com atuação de excelência nos lances livres e nos arremessos de dois. Do outro lado, Shamell, enfim, entra na partida e ajuda com seis pontos.
Mogi brilha no terceiro período
No retorno do intervalo, o Mogi apresentou enorme evolução, principalmente, no jogo coletivo. Inferior neste quesito na primeira etapa, o time de Fernando Penna passou a circular melhor a bola e quatro nomes brilharam no período que acabou sendo determinante para o resultado. Lucas, com oito, e Shamell, seis, foram os destaques, porém, os pivôs Josuel e Moreira também colaboraram, ambos com quatro. Os mandantes não só tiraram a diferença, como viraram com série de 24 a 13 e total de 59 a 55.
O equilibrou voltou ao confronto nos dez minutos finais. E a disputa também esteve parelha entre dois jogadores. Lessa, por Mogi, e Miller, pelo São Paulo, somaram dez pontos. A pequena superioridade do Tricolor se deu por causa da boa atuação de Bennett, que ajudou o companheiro com nove. A equipe visitante levou a melhor no quarto decisivo (24 a 22), mas não foi suficiente. Além de Lessa, Mogi contou com momentos importantes do ala/pivô Pastor no período derradeiro, com seis acertos.
Disputa pelo topo
Os playoffs do NBB se aproximam. Ao todo 13 equipes já estão classificadas e as oito melhores decidem as oitavas em casa. No entanto, quem for o líder geral terá vantagem de decidir todas as fases que avançar em seus domínios. Assim, Flamengo e Sesi Franca seguem em uma disputa particular para saber quem ficará com a ponta ao final da temporada 2023/24. No sábado (6), as duas equipes venceram e seguem iguais em vitórias e aproveitamento.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Portanto, caso os dois times vençam suas partidas de encerramento da temporada, Flamengo ficará em primeiro e Sesi Franca em segundo. No entanto, se Franca vencer o Cerrado, fora de casa, na segunda, às 19h, e o Rubro-Negro perder para o Pinheiros, às 20h do mesmo dia, as colocações se invertem. O único que já tem sua colocação definida é o Minas, que, independentemente, de outros resultados será o terceiro colocado e enfrentará o 14º.