Kamilla Cardoso sagrou-se campeã neste domingo (7) do March Madness, playoffs do basquete feminino da NCAA dos Estados Unidos. Titular, a pivô brasileira conquistou o título da principal competição universitária por Carolina do Sul com vitória diante de Iowa, por 87 a 75. Na decisão, a camisa 10 contribuiu com duplo-duplo, com 15 pontos e 17 rebotes em confronto realizado na Rocket Mortgage FieldHouse, local em que o Cleveland Cavaliers manda seus jogos na NBA.
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
- Osasco x Pinheiros – Superliga: quando e onde assistir
- Minas Tênis Clube x Brasília – Superliga: quando e onde assistir
- Luana Silva recebe wildcard para a temporada 2025 da WSL
- Com João Fonseca e Zverev, Rio Open 2025 divulga participantes
A Universidade Carolina do Sul chegou à decisão do March Madness da NCAA de forma invicta, com 37 vitorias. E a vaga como finalista foi conquistada com a equipe de Kamilla Cardoso atropelando na semifinal o NC State por 78 a 59 na sexta-feira (5). Natural de Montes Claros-MG, a pivô ganhou seu segundo título em menos de um mês, pois foi personagem central da conquista da Conferência Sudeste (SEC), no começo de março.
Começo bastante adverso
Kamilla Cardoso tentou seu primeiro arremesso na final do March Madness da NCAA dentro do garrafão após jogada individual, porém, a bola bateu no aro e na tabela e saiu. Isso aconteceu com apenas dois minutos de jogo. O primeiro período não começou bom para Carolina do Sul. Sob o comando da armadora Caitlin Clark, Iowa chegou a abrir 10 a 0. Coube à brasileira anotar os dois primeiros pontos do time depois de pegar um rebote e pontuar em arremesso curto.
Carolina do Sul esboçou reação e Kamila Cardoso fez mais dois de bandeja e usando a tabela: 7 a 15. Com o placar mais próximo, a pivô brasileira deu um lindo toco (18 a 22). O primeiro quarto acabou com a Iowa liderando por sete: 20 a 27. Clark anotou 18 dos 27 de sua universidade. A jogadora mineira foi ainda melhor no segundo período, sendo a responsável pela cesta que deu a liderança ao seu time pela primeira vez. Ela recebeu dentro do garrafão e pontuou usando a tabela: 36 a 34.
Reação e virada
Após assumir a dianteira no placar pela primeira vez, Carolina do Sul seguiu bem, mas com Iowa se alternando na liderança. Kamilla Cardoso deu mais um toco e fechou o primeiro tempo com 11 pontos e sete rebotes. A universidade da brasileira foi para o intervalo vencendo por 49 a 46, ganhando o segundo quarto por 29 a 19. O terceiro quarto foi o mais discreto da selecionável do Brasil, saindo zerada em pontos e com mais três rebotes. Mas Carolina do Sul ganhou por 19 a 13 e ampliou a vantagem: 68 a 59.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Depois de um tempo relevante sem pontuar, Kamilla Cardoso fez a diferença subir para 13 no quarto período com mais um arremesso certeiro de dentro do garrafão: 74 a 61. Com a liderança em apenas seis pontos (81 a 75), a brasileira foi decisiva com mais um toco, seu terceiro no jogo. Na sequência do lance, ela pegou outro rebote e marcou dois pontos: 83 a 75. Na reta final, a mineira pegou mais dois rebotes e garantiu o título para Carolina do Sul: 87 a 75.
Despedida da universidade?
No início da semana, Kamilla Cardoso se declarou para o Draft da WNBA deste ano. Ela esteve entre os principais destaque da temporada invicta de Carolina do Sul na NCAA. A expectativa é que a pivô brasileira, de 2,01m, figure entre as primeiras escolhas. Com isso, vai se tornar a terceira brasileira na elite do basquete feminino profissional, que já conta com a ala/pivô Damiris Dantas, do Indiana Fever, e a pivô Stephanie Soares, do Dallas Wings.