8 5
Siga o OTD

Basquete

LBF 2024 tem recorde de mulheres no quadro de arbitragem

Número de mulheres na arbitragem da LBF 2024 tem aumento de 116% em relação à temporada passada

Número de mulheres na arbitragem cresce na LBF; montagem com seis fotos de árbitras de basquete
(Fotos: Ayrton Matheus/ Jorge Bevilacqua/ Matheus Moura/ Ayrton Matheus/ Wilian Oliveira/ Vitor Bett/LBF)

A temporada 2024 da Liga de Basquete Feminino (LBF) tem quebrado diversos recordes. Além do maior número de clubes na disputa pelo título da história (11), e das diversas estatísticas batidas nos 39 jogos de março, a temporada também faz história no número de mulheres comandando a arbitragem das partidas.

São 26 árbitras relacionadas para a temporada – um aumento de 116% em comparação com 2023, quando haviam 12 árbitras no quadro oficial. Dezessete delas já atuaram neste primeiro turno e os números mostram que elas também vêm ganhando mais espaço, com um aumento em torno de 40% nas escalas desta temporada.

“Elas estão cada vez mais preparadas e conquistando seu espaço com personalidade, preparo e talento”, afirma Carlos Renato dos Santos, o Renatinho, coordenador de arbitragem da LBF e árbitro de duas finais olímpicas.

Entre as destaques, árbitras de categoria internacional, como Larissa Sales (SP) e Crislaine Alves (MS), além de outras que também já possuem experiência de anos na liga, como Ana Carolina Galvão, Kauana Possamai e as irmãs gêmeas Kauane e Nayane Gechele. A temporada também vem dando espaço para jovens oficiais que estreiam na LBF, como Rebeca Monteiro (MS), Laura Santana (SP), Valéria Monteiro (SP) e Juliane Freitas (RJ).

“É muito gratificante ver esse aumento de mulheres apitando na liga. Muitas estão tendo oportunidade e mostrando que têm competência para estar no campeonato. Isto também é fruto do trabalho entre LBF e CBB, com o projeto de arbitragem feminina que está revelando novos nomes e promessas. Estou muito animada! Precisamos ocupar mais espaços, mostrar para quem está começando que é possível, sim, estar aonde a gente quiser”, diz Ana Carolina Galvão, eleita a Melhor Árbitra da LBF 2022.

*Da Liga de Basquete Feminino

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Basquete