Paulistano e BRB/Brasília se enfrentaram na manhã deste domingo (31) com objetivos diferentes no NBB 2023/24. No ginásio Antonio Prado Júnior, na capital paulista, o time da casa buscava reabilitação na tabela, pensando já nos playoffs. Enquanto os visitantes ainda sonhavam em manter as possibilidades remotas de classificação entre os 16 melhores. Assim, com a vitória por 95 a 50 do Paulistano, os torcedores que passam a páscoa no clube poderão saborear um belo chocolate. Já ao Brasília restou o gosto amargo da desclassificação e o pensamento de reformular a equipe para a próxima temporada.
- Marília derrota o Gecebs e conquista o título da Taça Brasil
- Conegliano vence e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
Durou 1min15 a última possibilidade do Brasília conquistar sua quinta vitória na temporada. Esse foi o tempo que o placar permaneceu inalterado, mas quando o Paulistano começou a pontuar, não deu mais chances para os visitantes assumirem a ponta. Dessa forma, o Tigre foi dominante desde o primeiro quarto, com 27 a 11 na parcial. Não é a toa que o Paulistano é a equipe com a menor média de pontos sofridos do campeonato.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Enfrentando o time que mais cede pontos na competição, a tendência era a diferença aumentar a cada parcial e assim ocorreu. 21 a 13 no segundo quarto, 23 a 8 no terceiro e, por fim, 24 a 18 no último quarto, foram os placares a favor do Paulistano. Foi uma combinação de defesa intensa com contra ataques solidários, já que o time da casa promoveu 27 assistências, contra 10 do adversário. A aplicação tática reverteu-se em 35 rebotes ofensivos, contra 7 da defesa do Brasília. Cinco atletas do Paulistano alcançaram dois dígitos na pontuação, com Brunão sendo o cestinha, com 15 pontos.
Classificação
Desse modo, o Tigre está em sétimo com 59,4% de aproveitamento, ao obter sua 19ª vitória em 32 jogos. Essa colocação dá o mando de quadra na decisão das oitavas de final para o Paulistano contra seu eventual oponente. Faltam quatro partidas e seu próximo compromisso será contra o Cerrado Basquete, na terça-feira (02), dentro de seu ginásio.
Por outro lado, o Brasília ocupa a 19ª e última colocação do NBB, com quarto vitórias em 32 jogos e 12,5% de aproveitamento. Não há mais possibilidades do time passar o Cerrado, que atualmente está em 16º e cumpre tabela nas últimas quatro partidas. A próxima será contra o São Paulo, fora de casa, na terça-feira.