O brasileiro Gui Santos bateu mais um recorde pessoal na NBA na noite deste domingo (04). O ala de 21 anos pegou nove rebotes na derrota avassaladora do Golden State Warriors diante do Boston Celtics, por 140 a 88, no TD Garden, e estabeleceu sua melhor marca neste fundamento em um único jogo. Gui ficou em quadra por 19 minutos e ainda anotou cinco pontos e deu três assistências.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
Gui estava há mais de uma semana sem entrar em quadra pela NBA. Neste tempo, ficou ausente de quatro partidas do Warriors. Diante do Boston Celtics, o brasileiro começou a partida no banco de reservas, mas jogou praticamente todo o segundo tempo. Ele entrou em quadra no terceiro período, depois que o Warriors foi para os vestiários perdendo por 82 a 38.
Com o placar elástico, o treinador Steve Kerr optou por poupar seus principais jogadores, como Stephen Curry e Klay Thompson, e colocou garotos em quadra, dando-lhes mais minutagem. Gui Santos atuou por 19min16s, sendo a segunda vez que ficou mais tempo em quadra na NBA – atrás apenas do duelo contra o Indiana Pacers, quando jogou 21 minutos.
Recorde de rebotes
Gui pegou nove rebotes contra o Celtics, sendo três ofensivos e seis defensivos, estabelecendo sua melhor marca nesta estatística na liga norte-americana. Antes, seu jogo com maior número de rebotes havia sido diante do próprio Pacers, no início de fevereiro, quando pegou oito na ocasião. Naquele jogo, o brasileiro marcou 13 pontos.
Em Boston, Gui marcou cinco pontos, sendo uma cesta de três e outra de dois. Ele tentou quatro arremessos e converteu dois, tendo assim um aproveitamento de 50%. O brasileiro ainda deu três assistências e cometeu três turnovers, tendo -1 de eficiência. Foi sua 15ª partida com a camisa do Golden State Warriors na NBA.
Situação na liga
Com a derrota, o Golden State Warriors quebrou uma sequência de três vitórias seguidas. Enquanto isso, o Boston Celtics chegou ao 11º triunfo consecutivo na liga. Agora, o Warriors tem 32 vitórias e 28 derrotas, aparecendo em nono lugar na Conferência Oeste, em posição de play-in. Por outro lado, o Boston lidera a Conferência Leste, com 48 triunfos e somente 12 tropeços.