A noite de sexta-feira (1º) teve dois jogos para quem acompanha a 16ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB). Assim, no clássico da capital do país, o Cerrado Basquete venceu o BRB/Brasília, na casa do rival, com um imponente 95 a 73. Enquanto, no sul do país, a Unifacisa visitou o Caxias do Sul Basquete e se deu bem, com a vitória por 77 a 70.
No planalto central, o BRB/Brasília e o Cerrado Basquete mediram forças em um duelo da parte de baixo da tabela do NBB. De um lado, o Brasília tentava desesperadamente sua quinta vitória na competição, que, mesmo assim, o manteria em 18º na tabela e fora dos 16 que avançam para os playoffs. Por outro lado, o Cerrado precisava vencer pela oitava vez para ultrapassar o Caxias e subir para 15º.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Desse modo, a noite foi triplamente feliz para o Cerrado, venceu a partida, afundou o rival de cidade e ainda viu o concorrente direto perder para o time paraibano da Unifacisa. Portanto, o Cerrado chega a 30,8% de aproveitamento, com 26 partidas disputadas e dá um passo importante pensando em classificação aos mata-mata. Em contrapartida, o Brasília tem 15,4% e divide a lanterna com o Mogi Basquete.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Na partida, a maior intensidade no garrafão por parte do Cerrado que determinou a vitória com mais de 20 pontos de margem. Ao todo, o time visitante pegou 50 rebotes contra 35 do Brasília, bem como converteu 27 bolas de 2 contra 18 e marcou 14 lances livres contra 4 do adversário. O ala/pivô norte-americano Daviyon Dreper foi o cestinha para o Cerrado com 22 pontos anotados, combinado com o ala Gui Santos, que fez 20.
Unifacisa retoma caminho de vitória
Em sua travessia pela Província de São Pedro, nos jogos pelo Rio Grande do Sul, a Unifacisa reencontrou-se com a vitória. Anteriormente, na quarta-feira (28), havia perdido para o União Corinthians. Todavia, a excursão terminou feliz para a finalista da Copa Super 8.
Bateu o Caxias do Sul em um duelo apertado, mas que teve um terceiro quarto preponderante para o resultado final. Dessa forma, a equipe de Campina Grande venceu a parcial por 33 a 21 e desafogou a margem de um ponto no intervalo. O ala/pivô Diego, do Caxias, foi o cestinha da partida com 23 pontos, porém não evitou a derrota de sua equipe. Por outro lado, o pivô Guilherme Hubner foi o destaque da Unifacisa, com 17 pontos e 8 rebotes.
É a 17ª vitória da Unifacisa, que tem 60,7% de aproveitamento e está em sétimo na tabela. Já o Caxias do Sul tem 29,6% de aproveitamento e é o 16º colocado.